Nova Laranjeiras celebrou a inauguração da primeira Escola de Educação Especial construída pelo Governo do Estado. O projeto-piloto, parte de um conjunto de 14 unidades planejadas em diversas Regiões. A nova escola, erguida em uma área de 787 m² próxima à BR-277, oferece uma infraestrutura moderna e adaptada, substituindo o antigo espaço utilizado pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Nova Laranjeiras.
Com uma previsão de atendimento a cerca de 70 alunos, sendo a maioria de áreas rurais e indígenas da Aldeia Rio das Cobras, a instituição não apenas oferecerá aulas, mas também uma variedade de serviços de saúde. Entre eles, fisioterapia, terapia ocupacional, psicologia e assistência social. O investimento de R$ 1,5 milhão, aliado à contrapartida de R$ 389 mil da administração municipal, possibilitou a criação de um espaço adaptado às necessidades dos alunos, educadores e pais.
Anteriormente alojada em uma antiga capela mortuária adaptada, a Escola de Educação Especial de Nova Laranjeiras deu lugar a um espaço amplo, moderno e planejado. O projeto arquitetônico e o mobiliário buscam garantir conforto e segurança aos alunos com deficiência. As instalações incluem rampas de acesso, corrimões, barras de apoio nos banheiros, pisos táteis e portas amplas para facilitar a circulação de cadeiras de rodas.
O governador Carlos Massa Ratinho Junior presidiu a cerimônia de inauguração, que ocorreu nessa quinta (25). O aumento na demanda por vagas foi um dos motivos que impulsionaram a construção da nova sede. O antigo espaço, projetado para acomodar cerca de 20 alunos, atualmente atende mais de 60 estudantes em dois turnos. A nova estrutura foi planejada considerando o crescimento futuro no número de alunos, proporcionando um ambiente propício para o aprendizado.
Leia outras notícias no Portal RSN.