22/08/2023


Cotidiano Paraná

Nova plataforma facilita acesso a dados de atendimento do Procon-PR

A ferramenta em BI será para consumidores, fornecedores, sociedade civil e imprensa consultarem os dados do órgão de uma maneira rápida

Procon disponibiliza plataforma (Foto: Reprodução/Pexels)

A Coordenação Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-PR) lançou uma nova plataforma em BI (Business Inteligence) que permite a consulta de dados de atendimento do órgão. Dessa forma, a plataforma ajuda consumidores, fornecedores, sociedade civil e imprensa de uma maneira rápida, simples e fácil.

A plataforma, chamada Procon-PR em Números, é uma reformulação feita em conjunto com a Celepar da ferramenta utilizada anteriormente. Agora ela disponibiliza novas formas de filtragem de dados como segmentos, empresas, perfil do consumidor, tipo de reclamação e índice de resolutividade, além de dados totais de atendimentos, tramitação e rankings.

Os dados dos reclamantes, como nomes, CPF ou endereço não aparecem nas consultas, em respeito à Lei Geral de Proteção de Dados. Além disso, na nova plataforma estão disponíveis dados a partir de 2 de maio de 2022, porém tanto os dados referentes ao Sistema de Acolhimento de Reclamações (Sindec) de 2012 a 2022 e os relatórios anuais desde 1997 continuam disponíveis para consulta pública.

Os interessados podem fazer as consultas neste link, disponível no site do órgão, e as reclamações podem ser ocorrer nos canais de atendimento virtuais e presenciais.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Vallery Nascimento

Jornalista

Jornalista formada desde 2022 pelo Centro Universitário Internacional - Uninter. Além do amor pela comunicação, ela também é graduada em Letras com habilitação em inglês. Apresenta o Giro RSN de segunda a sexta, às 18h nas redes sociais do Portal RSN.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo