22/08/2023
Cotidiano

Nova política de Meio Ambiente ‘oxigena’ Secretaria em Guarapuava

imagem-68288

Guarapuava é o primeiro município do centro-oeste do Estado a estruturar a Secretaria Municipal de  Meio Ambiente com a criação do Fundo Municipal e formação do Conselho Municipal. Estas iniciativas estão trazendo benefícios para a comunidade e também para a região. “O Fundo tinha recursos para serem disponibilizados mas não podia ser utilizado pela falta do Conselho Municipal de Meio Ambiente. Estruturamos nossa equipe, organizamos o Conselho e estes são os frutos de um trabalho conjunto”, afirma o secretário de Meio Ambiente Celso Alves de Araújo.

Na manhã desta quarta (12), equipamentos foram entregues pelo prefeito Cesar Silvestri Filho no Parque das Araucárias na presença dos 22 titulares do Conselho Municipal de Meio Ambiente, equipe da Secretaria e autoridades. Foram entregues três carros, sete computadores, dois notebooks e três GPS, todos adquiridos com verba proveniente do Fundo Municipal.

Os novos equipamentos serão utilizados para o desenvolvimento de projetos já em andamento, como licenciamento e fiscalização ambiental, gerenciamento dos resíduos sólidos e educação ambiental. “Estávamos cientes das dificuldades enfrentadas pela equipe da Secretaria e agradecemos o empenho e dedicação dos nossos servidores. Muito ainda temos para estruturar mas este já é um gás novo para impulsionar as ações em andamento e os projetos futuros”, diz Cesar Filho.

A Secretaria de Meio Ambiente foi desmembrada da Secretaria de Agricultura no último ano e conta com projetos em andamento como Aterro Sanitário,  Reciclagem, Licenciamentos Ambientais, Preservação, Parque Escola, Plantio de Mudas Florestais e Flores, reabertura do Museu de Ciências Naturais, Jardim Botânico, entre outros projetos em fase licitatória.

 

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.