O ex-deputado federal Cezar Silvestri denomina a nova Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital São Vicente em Guarapuava. A solenidade que marcou a homenagem póstuma foi na última sexta (3) com as presenças da deputada Cristina Silvestri e do prefeito Cesar Filho.
Cezar Silvestri foi autor de emenda parlamentar de R$ 5,9 milhões, possibilitando a compra de equipamentos e mobiliário. Ele também garantiu a habilitação do serviço de hemodinâmica em 2003 e do plano de expansão de radioterapia no SUS em 2012, fazendo com o hospital fosse um dos 80 contemplados no Brasil. As obras do Hospital do Câncer iniciam ainda este semestre na Cidade dos Lagos, em terreno doado pelo empresário Odacir Antonelli.
Para a deputada Cristina, esposa do ex-deputado, foi um momento de emoção e orgulho. “Como diz a placa: ‘desde então milhares de vida vêm sendo salvas com mais qualidade’. Exemplos como esse, que traduzem a dedicação do Cezar a sua comunidade, estão espalhados por vários setores, em diversos municípios do Paraná, o que nos deixa muito felizes. Minha eterna gratidão”. Cristina Silvestri contribuiu também com recursos parlamentares para a compra de equipamentos para o Laboratório de Análises Clínicas e outros setores do hospital.
O prefeito Cesar Filho disse que a saúde pública do Brasil é caótica, mas que o hospital filantrópico tem realidade diferente com uma provedoria capaz de mobilizar a comunidade e as lideranças políticas.
“Nem todos os hospitais de caridade despertam esse pertencimento como o São Vicente. E o resultado é um hospital centenário que vem se renovando com equipamentos modernos e profissionais qualificados. Fico feliz em fazer parte dessa história e, como filho, estou extremamente emocionado, pois sei o quanto ele ficava feliz em participar de cada conquista do hospital. Obrigado a todos e vida longa ao São Vicente”.
Também participaram, o provedor Huberto Limberger, diretores, médicos, funcionários, vereadores e secretários municipais.