Guarapuava – Por nove votos contra três a Câmara derrubou o veto do prefeito Fernando Ribas Carli (PP) contra a criação do Dia Municipal da Consciência Negra.
O projeto de lei proposto pelo vereador João Napoleão (PSDB-foto) e que havia sido vetado institui o Dia 20 de Novembro, data dedicada a Zumbi dos Palmares, como o Dia Municipal da Consciência Negra em Guarapuava.
O próximo passo será a promulgação da lei que será feita pelo presidente da Câmara, Admir Strechar (PMDB).
Líderanças negras de Guarapuava encaminharam um ofício à Mesa Executiva e aos vereadores mostrando a importância da data e pedindo a derrubada do veto. Outra solicitação feita à Comissão de Educação, Saúde e Assistência Social, foi para que seja fiscalizado o cumprimento da lei federal 10.639 que prevê a inclusão do ensino da África e afro-brasileiro no currículo escolar.
O número de votos favoráveis à derrubada do veto “carlista” msotra que a bancada de oposição está arrebanhando mais votos. Composta por oito vereadores que assumem a oposição ao prefeito esta votação conseguiu nove voto favoráveis, o que significa, que um vereador da bancada situacionista não seguiu a decisão tomada por seus companheiros. Apenas três dos quatro mantiveram o veto “carlista”.