22/08/2023



Blog da Cris

Novo ano, velhos desafios!

Que 2025 seja um ano em que a verdade prevaleça e que o jornalismo se reafirme como luz em tempos de incertezas.

fogos

Com o início de um novo ano, é tempo de refletir sobre os desafios que ainda persistem na sociedade, entre eles, o combate às ‘fake news’. A desinformação, intensificada pelas redes sociais, principalmente nos últimos meses, em Guarapuava, impacta diretamente a democracia e a convivência social. Nesse cenário, o papel de uma imprensa ética nunca foi tão essencial.

A imprensa, como guardiã da verdade, tem a responsabilidade de informar com precisão, verificando dados e apresentando fatos com sob o conceito da imparcialidade. Não se trata apenas de divulgar notícias, mas de construir pontes de credibilidade com a sociedade. O compromisso ético é o pilar que sustenta o jornalismo e impede que ele se torne mais uma engrenagem na máquina da desinformação. Mas o que estamos vendo nos mostra o contrário.

Neste novo ano, portanto, é imprescindível que todos – jornalistas, leitores e cidadãos – se comprometam com a valorização do jornalismo ético. Buscar fontes confiáveis, questionar informações e evitar a disseminação de notícias duvidosas são atitudes essenciais para construir um ambiente de maior confiança e respeito.

A imprensa ética não apenas combate ‘fake news’, mas também fortalece os alicerces da sociedade, promovendo um debate saudável e informativo. Que 2025 seja um ano em que a verdade prevaleça e que o jornalismo se reafirme como luz em tempos de incertezas. Axé!

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo