22/08/2023



Brasil Economia

Novo cadastro positivo pode reduzir em 40% inadimplência no país

Serasa Experian diz que mudança pode beneficiar cerca de 137 milhões de brasileiros

cpf1

(Foto: RSN)

Um estudo feito pela Serasa Experian aponta que a mudança na lei do Cadastro Positivo, que passa a valer em julho deste ano, pode beneficiar cerca de 137 milhões de brasileiros. Isso porque o novo modelo, sancionado no início do mês pelo presidente Jair Bolsonaro (PSL), torna automática a inclusão de consumidores no sistema e cria uma nova identidade para o cidadão, que vai servir de referência para os agentes econômicos do país.

Os inscritos que tiverem boas notas, contabilizadas a partir do pagamento em dia de contas como de água e luz, poderão obter taxas de juros menores e melhores condições de pagamento. Segundo o presidente da Associação Nacional dos Bureaus de Crédito, Elias Sfeir, a nova lei pode baratear o crédito, já que vai trazer informações que ajudarão a estimar com mais clareza o risco de cada operação.

O texto da nova lei teve origem no Senado, foi modificado na Câmara e precisou passar por nova análise dos senadores, concluída no mês passado.

Na visão do deputado federal Kim Kataguiri (DEM-SP), a inclusão automática de consumidores no Cadastro Positivo ajuda, por exemplo, os brasileiros que não têm conta bancária, mas sempre pagaram em dia suas contas. O parlamentar defende também que a abertura de dados dos consumidores pode fazer com que mais instituições financeiras de oferta de crédito, como as Fintechs, tenham mais espaço no mercado.

Apesar de não precisar de autorização prévia, a inclusão de dados no Cadastro Positivo segue algumas regras. Uma delas prevê que o consumidor deve ser comunicado sobre a disponibilização de seu histórico de pagamento em até 30 dias. A lei também estipula que as informações só podem ser compartilhadas 60 dias após a abertura do cadastro.

Vale lembrar também que, mesmo quem está com o nome negativado pode participar, ou seja, suas contas pagas em dias também poderão ser consideradas. Dependendo da política financeira do seu banco, por exemplo, você pode conseguir taxas de juros melhores do que alguém que não faz parte do Cadastro Positivo.

*Com a colaboração de Juliana Gonçalves, reportagem Paulo Henrique Gomes/Agência do Rádio

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo