22/08/2023


Educação

Novo colégio estadual de Turvo ficará pronto até o segundo semestre

imagem-51183

A comunidade estudantil do município de Turvo terá uma nova estrutura para as aulas do ensino médio. As obras do Colégio Estadual Professores Edvaldo e Maria Janete Carneiro devem ser concluídas até o começo do segundo semestre de 2013, já que a empresa licitada conseguiu um aditivo no tempo previsto para a entrega do prédio.

A sede própria do Colégio que está sendo construído, é uma reivindicação da comunidade turvense há mais de 10 anos, período em que se utiliza as dependências do Salão Paroquial Nossa Senhora Aparecida.

De acordo com o professor Anselmo Pilati, que por indicação do Núcleo regional de Educação, assumirá a direção até a próxima eleição para o cargo, inicialmente, o colégio abrigará o ensino médio regular com os alunos matriculados em 2013, no Colégio Edite, num total de 441 estudantes, divididos em 15 turmas (07 pela manhã, 05 à tarde e 03 à noite). Além disso, o Colégio Professores e Maria Janete, ofertará turmas do CELEM/espanhol, com três turmas. O Colégio também cederá espaço para duas turmas de Educação de Jovens e Adultos, onde o CEEBJA de Guarapuava manterá uma turma de ensino fundamental e outra do ensino médio.
“Para o ano de 2014, também se buscará cursos profissionalizantes para melhor aproveitar o espaço físico do novo Colégio e ofertar à comunidade oportunidade de formação e qualificação profissional”, disse Anselmo.

A estrutura física do Colégio é composta por um bloco administrativo onde, além da secretaria, sala de direção e de apoio pedagógico, contará com uma biblioteca, um laboratório de informática, um laboratório de ciências (física, química e biologia) e uma sala multiuso. Terá dois blocos (um com dois pavimentos) com um total de 12 salas de aulas, um bloco com cozinha e refeitório, uma quadra poliesportiva e uma casa para vigia.

O quadro de pessoal terá o professor Gilson José Caetano na direção auxiliar e neste ano os professores serão os mesmos que lecionam para o ensino médio no Colégio Edite, já que as turmas serão as mesmas. Em relação aos funcionários a demanda atualmente vigente no Colégio Edite será dividida entre os dois colégios estaduais da sede.

“Para equipar o colégio a Superintendência de Desenvolvimento Educacional da Secretaria de Estado da Educação do Paraná (Sude), aguarda a autorização da construtora para enviar o mobiliário, pois este já se encontra armazenado em Curitiba desde o final de 2012”, afirma o professor Anselmo.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo