Os 500 mil metros cúbicos de terra deslocados por um trecho de 5,2 quilômetros dão uma boa impressão do desafio de tirar do lápis o Contorno Noroeste de Pato Branco, no Sudoeste do Estado. Porém, o Paraná terá outros quatro contornos rodoviários nos próximos meses.
Estão em obras o Contorno Noroeste de Francisco Beltrão (Sudoeste) e o Contorno de Palotina (Oeste). E em estágios anteriores o Contorno Norte de Castro (Campos Gerais) e o de Arapongas (Norte). Os três primeiros são obras do DER-PR e o último será construído pela concessionária que administra o trecho da BR-369.
INOVAÇÃO
De acordo com o governador Carlos Massa Ratinho Junior, Pato Branco é um polo do Sudoeste e está investindo cada vez mais em inovação. Assim como em tecnologia associada à produção agrícola, além do setor de serviços.
Esse planejamento em torno do Contorno leva em conta a necessidade de resolver um gargalo urbanístico e possibilita a atração de novos investimentos.
O governador afirma que implantações de trechos até então inexistentes são fundamentais para que o Estado consolide seu papel de protagonista na cadeia logística da América do Sul. A nova conexão de Pato Branco também facilita o trânsito comercial com a PRC-280, principal corredor de exportação dos municípios da divisa com Santa Catarina aos portos paranaenses.
Segundo Guto Silva, chefe da Casa Civil, o novo Contorno é uma marca da prosperidade de Pato Branco justamente quando o município se aproxima da marca de 100 mil habitantes. “A Região Sudoeste tem ajudado o Paraná a crescer com o agronegócio e suas indústrias, e é um polo de atração de jovens”.
PLANEJAMENTO ORDENADO
Para o prefeito Augustinho Zucchi, o projeto significa o planejamento ordenado da cidade. “É uma nova via de ligação muito importante para a região Sudoeste. Ele consta no plano diretor, é parte de uma expansão natural para essa Região”.
Conforme o prefeito, nesse local está planejado o novo prédio da prefeitura, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas. Além de um shopping, um parque industrial, e investimentos naturais do agronegócio.
O Contorno também responde a uma das principais demandas da Associação Empresarial de Pato Branco (ACEPB). De acordo com o Ezaul Zillmer, que preside a entidade. A rodovia terá um traçado moderno, com acostamento e alto nível de segurança.
Além de um tráfego estimado em 20 mil veículos por hora quando estiver em operação plena, com os 19 quilômetros. “É a principal obra estruturante do novo ciclo de desenvolvimento urbano, um marco para novos tempos”.
Leia outras notícias no Portal RSN.