O secretário municipal de Saúde, Celso Goes anunciou na noite desta terça (26) o aumento em 60% no número de exames gratuitos para Guarapuava e Região. Conforme o secretário, são mais de 50 tipos de exames e nove tipos de pesquisas que agora serão feitos na nova sede do laboratório municipal. As novas instalações ficam rua Presidente Getúlio Vargas, 2173 e foram inauguradas nesta terça (26).
De acordo com Celso Goes, o laboratório municipal agora está habilitado pelo Ministério da Saúde a diagnosticar casos também da covid-19. Entretanto, para isso é necessário que o MS encaminhe os kits específicos para essa análise.
“Estamos aguardando a chegada de kits do Ministério da Saúde para podermos ampliar nossa capacidade de testagem e garantir um mapeamento maior sobre o novo coronavírus em Guarapuava”.
BIOLOGIA MOLECULAR
Além disso, com o novo local, o município ganha destaque por fazer testes de biologia molecular para identificar a tuberculose. Esse diagnóstico é fornecido para quatro regionais de saúde do Paraná. No município, nenhuma rede particular faz este serviço, sem terceirização.
De acordo com o prefeito Cesar Silvestri Filho, o novo ambiente conta com laboratórios de bioquímica, imunologia, hematologia, microbiologia, urinalise. Além de parasitologia, lavagem laboratorial, almoxarifado, vestiário, cozinha e setor administrativo.
Conforme o bioquímico e responsável técnico pelo Laboratório Municipal, Marco Hors, os procedimentos clínicos feitos ali, dão suporte às 33 Unidades Básicas de Saúde e a três unidades de urgência e emergência. Inclui também a Clínica da Mulher, Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) e Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) do município.
“Temos uma melhoria significativa na elaboração dos exames, já que aumentamos nossa capacidade instalada, adequando às normas da vigilância sanitária”.
Para subsidiar o funcionamento do Laboratório, a Secretaria de Saúde também direcionou um carro exclusivo para serviço de coleta e liberação de exames nas unidades. O carro foi comprado com recursos do Programa de Apoio aos Municípios) (PAM). Durante a pandemia, o veículo também será utilizado no deslocamento diário de profissionais para coleta domiciliar em pacientes suspeitos.
Leia outras notícias no Portal RSN.