22/08/2023
Saúde

Novos médicos encontram dificuldade no primeiro dia de trabalho

imagem-62250

Os médicos estrangeiros que participam do programa Mais Médicos do Governo Federal começaram a atuar hoje nos postos de saúde de Guarapuava. Em seu primeiro dia, o médico cubano Yurian Dopazo Hernandes, que atua no Posto de Saúde da Vila Bela, encontrou dificuldades principalmente com o sistema computadorizado dos postos onde são elaborados os pedidos de exames, prescrição de medicamentos entre outros serviços.

“Ele ainda está um pouco atrapalhado com o sistema, o que faz com que as consultas sejam mais longas que o normal. Mas quanto ao atendimento está tudo normal” comentaram algumas funcionarias e pacientes do médico.

 

A demora nas consultas foi a principal reclamação dos pacientes nesta quarta feira. O aposentado  Olimpio Fernandes contou a reportagem da RSN que estava aguardando atendimento desde às 12h30 e até às 15h30 não havia ainda realizado a consulta. A telefonista aposentada Walfrida Lopes dos Santos foi outra que esperou bastante pelo atendimento, mas que se disse satisfeita após a saída do consultório médico. “Ele é um médico muito bom, muito humilde e atencioso. Ainda se bate um pouco com o sistema, mas é muito bom. Desejei muito sucesso e sorte a ele em sua carreira” comentou a simpática mulher.

Em média as consultas do doutor duraram cerca de 40 minutos cada uma. Para suprir a demanda, o médico chegou a trabalhar em seu horário de almoço, relatou uma das pacientes.

Apesar das dificuldades, Yurian se mostrou contente em seu primeiro dia de trabalho. Em uma entrevista rápida durante o intervalo de uma consulta e outra o médico comentou que tudo estava correndo bem e que já havia atendido vários pacientes.

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.