22/08/2023
Geral

Novos pacotes turísticos promovem Natal em Curitiba

Os turistas e visitantes que estiverem em Curitiba no período que antecede o Natal terão duas novas opções de roteiros turísticos. As agências e as operadoras que formam o Núcleo de Turismo Receptivo de Curitiba inovaram em 2012 e prepararam, em conjunto, duas opções de roteiros especiais.

Assistir ao espetáculo do Palácio Avenida, o Natal do HSBC, no conforto de um camarote, e participar de uma visita guiada a marcos importantes do centro de Curitiba são as duas propostas de mercado formatadas pelo grupo, formado por pequenas empresas, em 2008, com o apoio do Sebrae/PR.

No primeiro, batizado de “Camarote Natal Curitiba”, o tradicional espetáculo de Natal, que proporciona ‘vida’ às janelas do Palácio Avenida, com o coral formado por crianças, poderá ser visto com conforto e segurança. Para o roteiro, o Núcleo Receptivo de Turismo oferece um camarote com vista privilegiada para o prédio, em um ambiente com janelas amplas, cadeiras e decoração temática.

Já para o segundo roteiro, o “By Night Natal Curitiba”, as agências e as operadoras de turismo oferecem um passeio noturno especial. Após a apresentação do show de Natal do HSBC, os turistas poderão participar de uma caminhada guiada pelo centro de Curitiba, com passagens pela Rua das Flores, pelo Paço da Liberdade, pela Praça Tiradentes, pela Catedral e pelo Largo da Ordem.

“Esse roteiro termina com um jantar especial, no qual os participantes poderão experimentar pratos da culinária típica do Paraná”, explica a empresária Bibiana Antoniacomi Schappel, sócia-proprietária da Special Paraná Turismo & Eventos, uma das empresas que integram o Núcleo de Turismo Receptivo.

Segundo Bibiana Schappel, o grupo já planejava preparar opções de roteiros que envolvessem a data comemorativa como atrativo. “Neste ano, com a divulgação das datas das apresentações do Natal do HSBC, bem como de outros atrativos, como o Paço da Liberdade, conseguimos formatar, com antecedência, para o mercado, esses dois roteiro. Vender em conjunto nós dá tranquilidade e segurança, além de tornar os roteiros mais fortes”, observa a empresária.

Na avaliação da consultora do Sebrae/PR, Nadia Terumi Joboji, a estratégia do Núcleo de Turismo Receptivo, em desenvolver opções de roteiros em conjunto, além de inédita, é inovadora.

“Para as pessoas que moram em Curitiba, também será uma oportunidade de fazer algo diferente no Natal. Na visita aos atrativos no centro da cidade, por exemplo, quem comprar o roteiro terá a presença de um guia, que vai contextualizar com informações os lugares. Essas informações, sozinha, a pessoa não teria. É um olhar diferente de Curitiba na época do Natal”, avalia Nadia Joboji.

Os dois pacotes já estão prontos para comercialização. Para informações sobre preços e disponibilidade de datas, os interessados podem acessar o site www.receptivocuritiba.com.br ou procurar o ponto de vendas do Núcleo de Turismo Receptivo, que fica na Rua 24 Horas, junto ao posto de informações turísticas de Curitiba.

Os roteiros estão disponíveis nas datas das apresentações do Natal do HSBC, nos dias 30 de novembro e, 1º, 2, 7, 8, 9, 14, 15 e 16 de dezembro.

Mercado
As agências e operadoras, que formam o Núcleo Receptivo, trabalham em parceria ou atendimento individual e oferecem um conjunto de serviços aos turistas que visitam Curitiba e Região. Com o apoio do Sebrae/PR, empresários que integram o grupo participam periodicamente de cursos, reuniões e eventos.

A consultora do Sebrae/PR, Patrícia Albanez, que acompanhou a formação do Núcleo de Turismo Receptivo, destaca que o trabalho em conjunto, realizado pela empresas, potencializa o acesso a novos mercados.

“O Núcleo se transformou no receptivo oficial de Curitiba, uma cidade que tem um rol de referências, como a questão da sustentabilidade, o próprio Natal do Palácio Avenida, mas que apresentava poucos produtos turísticos, do ponto de vista do mercado. Ao trabalharem juntas, as empresas conseguem fechar negócios que antes, sozinhas, não conseguiam. O próprio ponto de venda que o Núcleo mantém na Rua 24 Horas é um exemplo dessa união”, exemplifica a consultora do Sebrae/PR.

Com assessoria

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.