22/08/2023
Educação

Núcleo está recebendo inscrições para alfabetizadores do Paraná Alfabetizado

imagem-26927

O Núcleo Regional de Educação de Guarapuava ainda está realizando a inscrição de pessoas interessadas em serem alfabetizadores do Programa Paraná Alfabetizado. As inscrições podem ser realizadas até o dia 04 de julho, das 08h00 às 12h00 e das 13h30 às 17h99 na sede do Núcleo Regional, com cópia do CPF, RG, comprovante de escolaridade (mínimo o magistério) e de residência. Os selecionados recebem bolsa-auxílio de R$ 288,00 mensais por 12 horas semanais de trabalho sendo 10 horas com os alunos e duas horas de formação continuada.
 
O que é o Paraná Alfabetizado
 
O Paraná Alfabetizado foi constituído para garantir alfabetização a todos/as de jovens, adultos/as e idosos/as residentes no Paraná, por entender a leitura e a escrita como direitos elementares da cidadania. Contudo, a tarefa alfabetizadora não é somente ensinar ler, escrever e interpretar o seu próprio nome, um texto simples e as operações matemáticas básicas, mas sensibilizar a população não alfabetizada a ingressar no universo da educação de jovens e adultos.

OBJETIVOS

•Universalizar a alfabetização às/aos jovens, adultos/as e idosos/as paranaenses não alfabetizados/as com 15 anos ou mais, na perspectiva da superação do analfabetismo, garantindo o acesso à leitura e à escrita como direito à educação básica e como instrumentos de cidadania, tendo como princípios o respeito à sua diversidade sociocultural, o reconhecimento de suas expressões de educação e cultura popular,
e a superação do Analfabetismo.
• Possibilitar condições para a continuidade da escolarização aos egressos alfabetizados desenvolvendo ações conjuntas com as Secretarias Municipais de Educação para a garantia da EJAFase I do ensino fundamental, considerando os locais onde residem e trabalham, seus diversos tempos e realidades.
• Constituir acervo literário voltado à população jovem, adulta e idosa em processo de alfabetização, através de livros públicos produzidos com autoria dos/as educadores/as e educandos/as.
• Articular as ações governamentais buscando garantir à população em processo de alfabetização o acesso às demais políticas, benefícios e serviços sociais públicos, propiciando a superação das diversas situações de exclusão em que se encontra a população não alfabetizada.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.