O Procon de Guarapuava emitiu alerta contra a incidência de fraudes em boletos bancários. De acordo com o coordenador do órgão, Paulo Lima, muitas reclamações estão sendo registradas. Conforme o Procon, os boletos falsos são encaminhados por e-mail, sites de compras falsos, telefone e até mesmo pelos Correios.
Assim, para evitar qualquer tipo de problema, o consumidor ao receber um boleto, atualizar ou emitir eletronicamente deverá entrar em alerta. Ou seja, verificar os dados impressos, como número do banco. “É preciso ver se o número do código de barras corresponda ao da parte de cima da fatura; CNPJ da empresa emissora do boleto. Além da data de vencimento do título e se o valor cobrado corresponde ao devido”.
De acordo com Paulo Lima, a dica vale tanto para os boletos impressos por meio da internet, aqueles recebidos por e-mail ou WhatsApp, quanto para os que chegam na residência pelos Correios.
ESCLARECIMENTO
Paulo Lima esclarece que nem todos os casos de fraude em boletos é de competência do Procon. “À medida em que o problema muitas vezes é gerado por intermédio de sites de compras falsos ou por programas espiões instalados por criminosos, o problema passa então a ser considerado como estelionato”.
Assim, em casos como esse deve-se registrar um boletim de ocorrência. A polícia conseguirá identificar a conta em que o depósito foi feito, podendo chegar no agente fraudador.
“Quando se trata de um boleto emitido no site de determinado estabelecimento, em ambiente certificado como seguro, este será responsável pela emissão do documento. Desde que ocorra no site verdadeiro da loja e não em um site clonado”.
Conforme diz Paulo Lima, o consumidor deve se manter atento para não cair em golpes. “Mas se isso ocorrer deverá procurar o Procon para registrar a reclamação e verificar se houve ou não falha na prestação de serviço. Além de registrar boletim de ocorrência e entrar em contato com a loja ou o banco demonstrando como a operação ocorreu, para se identificar sua possível responsabilidade”.
Entretanto, esse não é o primeiro alerta feito pelo Procon de Guarapuava. Recentemente, empresários estavam registrando queixas contras aplicados por supostas empresas de telemaketing.
Leia outras notícias no Portal RSN.