22/08/2023
Brasil Economia

Número de cervejarias registradas no Brasil cresce 12% em 2021

Levantamento aponta 1.549 cervejarias registradas, o que corresponde a um aumento de 166 cervejarias em relação ao ano anterior

cerveja

Número de cervejarias registradas no Brasil cresce 12% em 2021 (Imagem: Reprodução/Freepik)

O número de cervejarias registradas no Brasil cresceu 12% em 2021, comparado a 2020. Conforme o Anuário da Cerveja 2021, divulgado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), houve registro de 1.549 cervejarias. Dessa forma, isso corresponde a um aumento de 166 cervejarias em relação ao ano anterior.

De acordo com o levantamento, em 2021 houve registro de 200 novas cervejarias e outras 34 cancelaram os registros, o que representa uma expansão de 166 novas empresas no mercado cervejeiro no país. Para o diretor do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal do Mapa, Glauco Bertoldo, os dados mostram a evolução do setor cervejeiro.

O aumento do número de cervejarias e cervejas ano a ano exemplificam a expansão do mercado, o que evidencia que a atividade caminha firmemente dia após dia.

(Arte: Reprodução/Agência Brasil)

A maior parte das cervejarias brasileiras encontra-se nas Regiões Sul e Sudeste, somando 1.329 estabelecimentos, que representam 85,8% do total de cervejarias. Seguindo a tendência observada nos anos anteriores, novamente São Paulo lidera em número de estabelecimentos registrados, com 340, seguido do Rio Grande do Sul, com 285. Em terceiro lugar, aparece, pela primeira vez, Santa Catarina com 195 registradas.

Os estados com maior crescimento em 2021 ocorreu em Rondônia com 200%, Acre com alta de 100% e Piauí com 66,7%. Entretanto, dois estados tiveram redução em relação a 2020: Rio Grande do Norte, que passou de 20 para 19 estabelecimentos, e o Amazonas, que reduziu de cinco para quatro.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Antunes

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.