22/08/2023



Mundo Segurança

Número de mortos em terremoto na Turquia e na Síria passa de 5 mil

Milhares de pessoas permanecem desaparecidas. Terremoto ocorreu na madrugada de segunda (6) na Turquia, e teve raio de 250 quilômetros

port-au-prince-81166_960_720

 

Milhares de pessoas permanecem desaparecidas. Terremoto ocorreu na madrugada de segunda (6) na Turquia, e teve raio de 250 quilômetros (Foto: Reprodução/Pixabay)

Mais de 30 horas após o tremor, que durou um minuto e meio e abalou fortemente a Região Central da Turquia e o noroeste da Síria, milhares de pessoas ainda estão sendo resgatadas. Outras milhares seguem desaparecidas. Conforme as informações, na manhã desta terça (7), o vice-presidente da Turquia, Fuat Oktay, disse que o número de mortos no país aumentou para 3.419. Na Síria, o balanço de mortos é de 1.612.

O terremoto ocorreu na madrugada de segunda (6) no povoado de Kahramanmaras, no Sudoeste da Turquia, perto da fronteira com a Síria. O raio de alcance do tremor foi de 250 quilômetros. Além disso, centenas de municípios e cidades dos dois países sentiram fortemente o terremoto. O epicentro ocorreu a 10 quilômetros da superfície – esta é uma profundidade considerada baixa e pode explicar, em parte, o tamanho da destruição provocada.

Horas depois do tremor principal, outro de magnitude de 7,5 atingiu a mesma Região. Houve ainda o registro de cerca de 50 réplicas. Mais de 10 mil pessoas ficaram feridas, e milhares ainda estão desaparecidas. De acordo com o governo turco, mais de 45 países já anunciaram que enviarão ajuda humanitária e equipes de busca. Entre eles EUA, Reino Unido, Alemanha e Israel.

(*Com informações do G1)

Leia outras notícias no Portal RSN.

Gilson Boschiero

Jornalista

Possui graduação em Jornalismo, pela Universidade Metodista de Piracicaba (1996). Mestre em Geografia pela Unicentro/PR. Tem experiência de 28 anos na área de Comunicação, com ênfase em telejornalismo e edição. Foi repórter, editor e apresentador de telejornais da TV Cultura, CNT, TV Gazeta/SP, SBT/SP, BandNews, Rede Amazônica, TV Diário, TV Vanguarda e RPC. De 2015 a 2018 foi professor colaborador do Departamento de Comunicação Social da Unicentro - Universidade do Centro-Oeste do Paraná. Em fevereiro de 2019, passou a ser o editor chefe do Portal RSN.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo