22/08/2023


Geral Guarapuava

Número de pessoas afetadas pelo temporal sobe para 29.204

imagem-115049

Da Redação, com Assessoria 

Chega a 29.204 o número de pessoas afetadas pelas tempestades, em 34 municípios do Paraná, segundo informa o boletim da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil, divulgado às 11 horas desta quarta feira. As informações atualizadas até aquele horário indicam que o temporal, com vendaval e granizo, deixaram 15 pessoas feridas, nove desabrigadas e 979 desalojadas. Foram danificadas 6.715 residências. O temporal ocorreu na tarde de terça feira (12) e na madrugada de quarta (13).

A chuva persistiu durante a quarta feira, nas regiões Oeste, Sudoeste, Campos Gerais, Curitiba e Região metropolitana e Litoral. Segundo o Simepar, o risco de chuvas e temporais no Paraná diminui nesta quinta-feira (14), mas nas regiões de divisa com Santa Catarina, entre o Sul e Sudoeste do Estado, persiste a previsão de ocorrências, com raios. Na maioria das regiões do Estado o Sol aparece entre algumas nuvens. As temperaturas se mantêm elevadas mais ao Norte, principalmente nas áreas de divisa com o Mato Grosso do Sul e São Paulo. 

Na sexta feira (15) uma frente fria avança pela região Sul e o tempo, novamente, fica instável no Paraná. No fim de semana volta a fazer frio em todas as regiões paranaenses, com destaque para as baixas temperaturas previstas para o domingo. A previsão é de que a chuva continue durante a madrugada e nesta quinta-feira, principalmente no Sul e Sudoeste. 

A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil está em permanente contato com os municípios para colher dados e definir as ações de apoio à população. Já foram distribuídas 260 bobinas de lona para proteção emergencial de residências nas regiões de Cascavel, Francisco Beltrão e São José dos Pinhais. “Novo lote de material segue na manhã desta quinta-feira para suprir as necessidades de regiões afetadas”, informou a tenente Cassandra Costa, da Defesa Civil. O Corpo de Bombeiros está atuando desde a tarde de terça feira, em conjunto com as equipes de defesa civil dos municípios.

MUNICÍPIOS 

Foram atingidos os municípios de Araucária, Curitiba, Bela Vista da Caroba, Boa Vista da Aparecida, Campo Magro, Capitão Leônidas Marques, Carambeí, Cascavel, Colombo, Fazenda Rio Grande, Guaraniaçu, Guarapuava, Goioerê, Imbituva, Lapa, Laranjeiras do Sul, Morretes, Nova Aurora, Pérola do Oeste, Ponta Grossa, Prudentópolis, Rio Branco do Ivaí, Rosário do Ivaí, Salto do Lontra, Santa Helena, Santa Izabel do Oeste, Santa Maria do Oeste, São Jorge do Oeste, São José das Palmeiras, São José dos Pinhais, São Miguel do Iguaçu, São Pedro do Iguaçu, Telêmaco Borba e Toledo.
 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo