22/08/2023



Segurança

"Nunca vi uma mobilização como essa", diz Artagão Junior

imagem-88790

Cristina Esteche, com assessoria

A audiência entre lideranças políticas e da área de segurança de Guarapuava com o secretário Fernando Francischini, em Curitiba, nesta terça feira (24), serviu para confirmar o momento fragilizado pelo qual atravessa o setor no município.

Presente ao encontro, o deputado Artagão Júnior destacou que o momento pede soluções rápidas. “Em toda a minha atividade como deputado estadual, nunca vi uma mobilização como essa em prol da segurança de Guarapuava. Historicamente, o sistema penitenciário de Guarapuava era referência para os outros municípios do Estado. Hoje a situação está caótica”, observou.

Das reivindicações feitas ao secretário houve a determinação imediata para que seja criado o Setor de Operações Especiais (SOE) de Guarapuava, para operar dentro dos presidios.

Segundo deputado, mesmo sabendo da crise financeira pela qual atravessa o Estado, a expectative é de sensibilizar o governador Beto Richa. “Esperamos que o governo priorize estas demandas e não mediremos esforços para que isso aconteça”, ressaltou o parlamentar.

Artagão Junior disse que o aumento da criminalidade no município, as rebeliões nos presídios, a sensação de insegurança dos agentes penitenciários e profissionais da Justiça também foram relatados ao secretário.

Atualmente, 300 presos ficam na cadeia pública, 240  condenados estão na Penitenciária Industrail de Guarapuava (PIG)  e outros 203 detentos no Centro de regime Semiaberto de Guarapuava (Crag). Sob a jurisdição da Vara de Execuções Penais (VEP) estão 15 comarcas, o que corresponde a uma população de cerca de 500 mil habitantes.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo