22/08/2023

Nuno Mindelis renova blues em novo trabalho

imagem-29182

Por Cristiano Martinez

Após um hiato de quatro anos sem gravar, o guitarrista Nuno Mindelis retorna com o CD de estúdio “Free Blues”. Lançado no ano passado, o novo trabalho é marcado pela mistura do blues com a programação eletrônica, afastando-se dos discos tradicionais do gênero.

Tudo isso acontece a partir da releitura de alguns clássicos blueseiros, como é caso, por exemplo, de “Rocky me Baby”, uma das canções mais regravadas do blues. A original é de 1964 e foi composta pela lenda viva, B. B. King. Nuno se preocupa em não fazer apenas um cover do original, mas sim uma versão, releitura, com a sua marca registrada.

Além dela, tem mais 11 faixas. Destaque para “While my Guitar Gently Weeps”, dos Beatles; “Feeling Alright”, da banda Traffic; e “Red House”, imortalizada por Jimmi Hendrix em 1966.

Portanto, para quem não conhece, vale a pena ouvir “Free Blues” e se contagiar pela guitarra blueseira e dançante de Nuno Mindelis.

ARTISTA

Nascido em Angola, antes dos 20 anos de idade Nuno Mindelis veio morar no Brasil com sua família, refugiados da guerra civil que ocorria naquele país. A partir daí, Nuno incorporou elementos da cultura brasileira ao seu repertório pessoal. Digamos, que ele era um autêntico “angolano da gema”. Somado a isso, seu gosto por um ritmo ao mesmo tempo tipicamente americano e universal: o blues.

Ao longo de sua carreira, Nuno desenvolveu um estilo particular de tocar guitarra blueseira e lançou discos fundamentais para renovar o gênero. Em 1995, veio a consagração internacional com “Texas Bound”, um trabalho que chegou a diversos países.

NOVA ESTAMPA
Textos, vídeos e áudios sobre cultura pop, acesse: novaestampa.blogspot.com

SERVIÇO:
CD: “Free Blues” (2010)
Artista: Nuno Mindelis
Preço: R$ 24,90

Imagem: www.saraiva.com.br

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

Este post não possui termos na taxonomia personalizada.

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo