Em meio ao frio intenso do terceiro planalto, o amparo acolhedor é o aquece o corpo e coração de pessoas em situação de rua que, diariamente, sentem o rigor do inverno em Guarapuava. O auxílio primordial a esses moradores é intensificado na cidade, em meio a estação mais gélida do ano. Por isso, todas as noites uma equipe da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social realiza uma ronda local para identificar e atender quem precisa.
De acordo com a Secretaria de Comunicação (Secom), essa identificação é o passo inicial de uma série de ações que desencadeia a entrega de roupas, cobertores, alimentos e transporte até o Albergue Noturno Frederico Ozanam, realizados por assistentes sociais da cidade, como Luciele Henrique.
“Após a abordagem social, os convidamos para pernoitar no albergue. Grande parte deles não aceitam por vários motivos. Muitos deles estão apenas em trânsito pela cidade, ou seja, são de outras regiões do Brasil e países vizinhos, por isso sua passagem por Guarapuava é temporária, mesmo assim recebem o mesmo atendimento dos demais”.
Para aqueles que aceitam a acolhida, uma assistência contínua ocorre no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), buscando a consolidação de vínculos com suas famílias ou com o encaminhamento para tratamentos de dependência química. Nas ruas guarapuavanas, cerca de 20 moradores de rua estão devidamente cadastrados no Creas e são atendidos diariamente no Centro por meio da oferta de estrutura para banho, lavagem de roupas, higienização de pertences, além de café da manhã.
Atualmente, o Albergue Noturno Frederico Ozanam se mantém por meio de doações. Segundo o secretário de Assistência e Desenvolvimento Social, Ari Bona, no entanto, existem ações em trâmites para que parcerias municipais possam ser realizadas, de modo que fortaleça o amparo financeiro e assistencial do albergue.
“A diretoria do Albergue está buscando realizar a inscrição no Conselho Municipal de Assistência Social para regularizar parcerias com a administração municipal. Somente após essa regularização, a prefeitura e a secretaria podem destinar recursos para essa importante instituição”.
Em Guarapuava, outras ações voluntárias também buscam auxiliar pessoas em situação de rua, como o Projeto Vidas por Vidas e campanhas de arrecadação. Quer colaborar e aquecer um coração? Participe também da Campanha “Quebre o Gelo, Doe um Agasalho” do Portal RSN em parceria com a página Humanos de Guarapuava e traga seu agasalho até nossa redação. Estamos no 14º andar do Edifício Comercial Araucária, no Centro de Guarapuava. O horário de expediente é de 7h às 18h, de segunda à sexta.