22/08/2023

O buraco é mais embaixo!

O desencontro entre os vereadores da bancada situacionista que vem acontecendo nos últimos meses em Guarapuava e que chegou ao seu ápice na sessão dessa terça feira, mostra o interesse de alguns já em relação às eleições de 2015. Por outro lado, evidencia o despreparo na apresentação de emendas à Lei Orgânica já em gestões anteriores.

Quando o ex vereador Gilson Amaral propôs a emenda à Lei Orgânica para impedir que membros da Mesa Executiva sejam candidatos à reeleição, expondo essa regra no parágrafo 1o do artigo 21,  deixou de suprimir parte do parágrafo 4o do mesmo artigo onde prevê que qualquer vereador pode ser candidato. Isso torna os dois parágrafos conflitantes sob o ponto de vista da interpretação. E foi justamente aí que causou o tumulto entre a bancada da situação quando a Comissão de Assuntos relevantes propôs a extinção do voto secreto e institui a votação aberta em todas as  matérias, sem exceção, sem suprimir a possibilidade de candidatura de forma generalizada. É claro que um bom entendedor, o paragráfo 1o basta.

Mas a questão principal é que grande parte da bancada já está de olho nas eleieções para a presidência e para os demais cargos da Mesa Executiva. E nisso uma coisa é certa: querem descartar qualquer vereador que componha a atual direção, sem se importar com se o atual presidente, que está começando, deva  continuar no cargo.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

Este post não possui termos na taxonomia personalizada.

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo