22/08/2023

O deus, ou melhor, os deuses da bola

Dizem que o futebol é como uma religião. Nesta religião nós torcedores seriamos os fiéis, os estádios seriam os nossos templos, e iríamos venerar apenas um deus. Isso mesmo a religião do futebol seria monoteísta.

Digo isso pela impossibilidade de nós torcedores sermos fãs também de outros clubes e de termos mais de um ídolo. Nessa segunda feira, a fumaça branca saiu da chaminé do prédio da Fifa, e coube a Pelé bradar “Habemos Papam” ao anunciar Cristiano Ronaldo como o melhor do mundo.

Com o novo status, Ronaldo passou a ser o deus do futebol na terra e ser venerado pelos torcedores. Ao mesmo tempo, Messi, o antigo dono do posto, perdeu  sua santidade e quase todos os seus apóstolos, sendo até mesmo ridicularizado por torcedores nas redes sociais.

Não discordo da decisão de eleger Cristiano Ronaldo como o melhor do mundo. A temporada de 2013 fantástica do português com 58 gols o credencia a este título. Contudo, os gols de Ronaldo não deslegitimam as boas temporadas que Messi, com 32 gols nesta temporada, e Ribery com cinco títulos conquistados em 2013.

Cristiano Ronaldo é um jogador extremamente competitivo, perfeccionista e espetacular , um dos melhores de todos os tempos. Assim como Messi é um dos mais sensacionais jogadores que já se viu e detentor de uma habilidade incrível e única.

Da mesma forma que Ribery  é um jogador extremamente decisivo de um time que entrou para a história do futebol alemão, europeu e mundial, ou que  Ronaldo é um dos jogadores mais importantes do Brasil e do mundo. Zidane, Romário, Ronaldinho, Figo,Beckham, Maradona , Pelé, Zizinho, Becknbauer, Di Stefano, Cruyf entre outros também tem seus rostos marcados na história do futebol mundial  e são personagens tão importantes quanto Cristiano Ronaldo ou qualquer outro jogador.

Deus nos abençoou com uma infinidade de atletas com características e habilidades diferentes e marcantes, e que vem a este plano terreno para nos encantar. Para que diminuí-las e eleger apenas uma divindade do nosso esporte.

Irmãos aproveitemos esta benção chamada futebol.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

Este post não possui termos na taxonomia personalizada.

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo