22/08/2023



Brasil Cotidiano Guarapuava

O ‘Dia da Araucária’ foi escolhido por coincidir com a festa de São João

Comemorado em 24 de junho, o Dia Nacional da Araucária coincide com a festa de São João por ser a época do pinhão, semente da Araucária

Dois homens são flagrados à noite cortando araucária em Pinhão (Foto: Reprodução/Pixabay)

Hoje, 24 de maio, comemora-se o Dia Nacional da Araucária (Foto: Reprodução/Pixabay)

Em 2005, por meio de um decreto presidencial, houve a criação do Dia Nacional da Araucária, comemorado em 24 de junho. A escolha pela data se deu em virtude da festa de São João coincidir com a época do pinhão, semente da Araucária.

Dessa forma, a criação da data busca evidenciar a conservação deste recurso natural tão importante para a biodiversidade Brasileira. Especialmente para o bioma da Mata Atlântica e para a fitofisionomia de Floresta Ombrófila Mista. E ainda tem um grande significado social, econômico, ambiental e cultural  para as regiões Sul e Sudeste do país. Inclusive, é possível encontrar uma ilustração da espécie na bandeira do Paraná.

Comumente, o ‘Pinheiro’, como é conhecida popularmente, é associado ao frio, ambientes secos e de características campestres. Mas vale lembrar: a Mata de Araucária é tropical. Contudo, a Araucária encontra-se na lista oficial de espécies brasileiras ameaçadas de extinção, devido principalmente, a exploração excessiva da madeira. O corte dessa espécie é proibido no Brasil.

PARQUE DAS ARAUCÁRIAS

O parque abriga a maior reserva ambiental pública de preservação da araucária. Funciona de segunda a sábado das 8h às 18h30 (Foto: Secom/Prefeitura de Guarapuava)

Em Guarapuava, o Parque das Araucárias abriga a maior reserva ambiental de domínio público de preservação da araucária e fica às margens da BR-277. Assim, além de trilhas para caminhada, o parque conta com o jardim europeu que chama a atenção pelo estilo clássico e pela simetria das plantas desenhadas pela poda em formatos geométricos.

O jardim ainda abriga uma estufa com espécies nativas e exóticas, além do viveiro municipal de mudas ornamentais e florestais. Essas espécies servem para atendimento aos proprietários rurais na recomposição da mata ciliar e também para projetos paisagísticos de escolas municipais, parques, praças e ruas do município.

A Trilha da Araucária tem 1.076 metros de extensão e a Trilha do Rio conta com 1.214 metros. No entanto também é possível usar as trilhas que estão abertas das 8h às 17h ou a área específica para caminhada, das 8h às 18h30. Por fim, os espaços estão abertos de segunda a sábado. No domingo o parque não abre.

UNIDADE DE CONSERVAÇÃO

O Parque Natural Municipal das Araucárias tem 76,57 hectares e foi criado pela Lei Municipal nº 198, em 5 de julho de 1991. Assim, por lei, cerca de 50% da área está inserida no remanescente da Floresta Ombrófila Mista, mais conhecida como Floresta com Araucárias, caracterizado como representativo das formas naturais da vegetação central do Estado do Paraná.

Assim, o parque busca proteger integralmente a fauna, a flora e demais recursos naturais. Além disso, fomentar atividades de pesquisa científica e monitoramento ambiental. E ainda possibilitar atividades de recreação, educação e conscientização ambiental.

Além disso, existe ainda o Museu de Ciências Naturais, que apresenta duas coleções relacionadas à história natural: a coleção João José Bigarella, com amostras de rochas, minerais, fósseis, conchas e outros animais marinhos. E por fim, a coleção entomológica Hipólito Schneider, com cerca de 14 mil insetos em exposição.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Antunes

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo