22/08/2023
Guarapuava

O empreender e a história de Miriam Matoba Abedala

imagem-141136

Da Redação

Guarapuava – Uma história de empreendedorismo que se transformou num case de sucesso é merecedora do prêmio Mérito Empresarial 2017, na categoria Inovação, concedido pelo CONJOVE (Conselho do Jovem Empresário) da ACIG. A ideia é atrativa e leva alunos à piscina mesmo no período mais frio do ano, o inverno. Para conter a evasão nos meses de baixas temperaturas, a Primeiro Estilo Natação, em Guarapuava, desenvolve um circuito, equivalente ao percurso entre portos do Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro. Cada aluno deve nadar sua metragem percorrendo as distâncias sugeridas. A competição anima os participantes mesmo nos dias mais frios.

Mas para se ter um empreendimento, ideias alternativas e inovadoras é preciso tem um empreendedor. Neste caso, uma empreendedora. Conheça a história da empresária Miriam Matoba Abedala, por ela mesma.

Por Miriam Matoba Abedala

Escolhi cursar Educação Física pois acreditava que através dos valores transmitidos pelo esporte poderia ajudar na formação de cidadãos melhores. Desde o segundo ano de UEPG trabalhei com o aprendizado da natação. Quando me formei, aceitei uma proposta para trabalhar na primeira escola de natação inaugurada em Guarapuava. No ano seguinte, iniciei minhas atividades em um tradicional colégio da cidade, que foi a minha principal escola de empreendedorismo.

Em 2001, após 20 anos de serviços prestados em um banco, meu esposo foi dispensado. Surgiram várias opções de como investir o dinheiro de sua indenização e ele acreditou em meu sonho e resolvemos montar uma escola de natação. Porém, ele deixou claro que entraria com o capital e eu deveria administrar. No andamento da obra foi gasto todo o recurso financeiro e, sem poder retroceder, vendemos um sobrado, dois carros e um barco para dar continuidade a construção. Para finalizar, ainda fizemos uma dívida de R$ 50.000,00 no comércio local. Como já havia trabalhado em várias escolas, acreditava que os problemas que eu via poderiam facilmente serem resolvidos com uma boa gestão de qualidade. Procurei a ajuda do SEBRAE, que prontamente me auxiliou e me auxilia até os dias de hoje.

Em junho de 2003, abrimos as portas de Primeiro Estilo Natação com a seguinte missão: "oportunizar a melhoria da qualidade de vida e bem estar, através da atividade física, utilizando uma metodologia moderna com profissionais comprometidos".

Reconhecendo meu principal concorrente, o inverno, precisei oferecer outros serviços nos períodos mais frios. Montei uma equipe de colônia de férias onde são realizadas atividades na piscina e parques públicos, tornando-se tradicional na cidade. Em 2010, vi meu sonho desabar com a gripe H1N1. Foram 9 meses, e só não fechei as portas porque acreditava que no próximo mês tudo iria melhorar, e mais uma vez a colônia de férias me salvou.

Durante nove anos, precisei dividir minha dedicação entre a escola e o colégio no qual eu trabalhava. Em 2012 me aposentei, e a partir desta decisão foi que realmente a escola começou a crescer. Em 2013, percebendo o triatlhon como uma modalidade esportiva em alta, iniciei a escolinha de triathlon infantil e com apenas dois anos já obtivemos resultados significativos.

Hoje, conto com uma equipe de 14 colaboradores. Incentivei meus professores a serem microempreendedores individuais, assim eles prestam serviços dando aulas e como personal trainer para minha escola e outras academias.

Tenho também uma loja dentro da escola. Comecei vendendo material para natação, mas hoje ofereço também roupas de fitness e até modinha. Conseguimos recuperar todos os bens que fomos obrigados a nos desfazer para conseguir realizar este sonho, e neste ano ainda adquirimos um carro para o uso exclusivo da escola, onde fizemos uma plotagem e andamos com muito orgulho pela cidade.                                                                                                                                      

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.