Nesta quarta (27), membros do Fórum Permanente de Ciência, Tecnologia de Inovação se reuniram para debater o planejamento estratégico do Fórum, que é coordenado pelo Sebrae/PR. A abertura teve uma mensagem enviada pelo prefeito licenciado Cesar Silvestri Filho, que está no Vale do Silício, na Califórnia (EUA), com o governador Ratinho Júnior, empresário Odacir Antonelli e o secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Sandro Abdanur. A viagem técnica busca soluções tecnológicas de Agrotech – inovações que vão desde o cultivo à logística de distribuição para o agronegócio que podem ser aplicadas no Paraná.
Cesar Filho destacou que a visita tem superado a expectativa. “O ecossistema de inovação aqui é muito objetivo. O grande capital é o conhecimento. Com certeza levaremos soluções de alto impacto social para Guarapuava, pois estamos estabelecendo relacionamentos e parcerias que vão agregar nas nossas iniciativas, como a construção do Centro de Inovação Tecnológica na Cidade dos Lagos”, disse o prefeito.
Segundo a agente de desenvolvimento e responsável pela Agência do Empreendedor de Guarapuava, Ana Claudia Klosouski, que representou o município no encontro, o Fórum marca um novo momento para Guarapuava, já que tem como objetivo fomentar a inovação no município reunindo poder público, iniciativa primada, entidades e instituições de ensino.
“O tema inovação está sendo discutido de forma conjunta por um grupo coeso que quer fomentar em Guarapuava a cultura inovadora. A inovação não é algo distante. Está mais próximo que se imagina e é algo que vem sendo colocado em prática pela administração municipal, com várias ações inclusive a implantação da Agência do Empreendedor”, ressaltou.
O Fórum Permanente de Ciência, Tecnologia de Inovação é fruto do plano de ação do ecossistema de inovação de Guarapuava, dentro do estudo de mapeamento do setor feito em 2017, pela parceria entre o Sebrae/PR, Prefeitura de Guarapuava e Fundação Certi. A proposta é identificar sinergias, convergências de atuação e desenvolver propostas conjuntas em prol da consolidação dos segmentos.
O estudo apontou qual a vocação do município, detalhando as competências instaladas e as oportunidades disponíveis. A pesquisa, que utilizou a metodologia Delta Opportunity indicou, entre as vocações, os setores do agronegócio, químico/fármaco e tecnologia da informação.