22/08/2023

O jogo é entre irmãos

O senador Osmar Dias está vivendo seu inferno astral em plena Copa do Mundo. Quanto mais de aproxima o prazo final para uma definição sobre o seu futuro político, mais embola o meio de campo. O senador não sabe qual será a sua posição em campo e nem para que lado chuta a bola. Quando o time está praticamente montado deixa o campo porque Gleisi Hoffman não foi esclada para ocupar a posição que ele desejou. Gleisi prefere brigar pelo Senado chutando pra fora a oferta de ser reserva de Osmar. Outros jogadores capitaneados pelo deputado federal André Vargas entram em campo, cometem faltas contra o senador que ameaça deixar o time, mas ainda dá uma chance, mas avisa: só se a conversa for com o Presidente Lula. Paralelamente, recebe a convocação de outro time, mas para ocupar uma outra posição. Atraído pela proposta, manda uma carta pedindo ao PDT nacional a liberação para selar aliançao com o PSDB de Beto Richa (que espera por isso). Em outro momento, mediante a negativa do PDT nacional, retoma a conversa com o PT, mas em Brasília, e para reatar com o PT paranaense. Antes, porém, passa a pressionar o governador Orlando Pessuti( que também foi a Brasília em busca do apoio de Lula) a desistir da sua candidatura ao Governo. Quando tudo parece se acalmar e a caminhar para um final feliz que seria anunciado em entrevista coletiva na quinta-feira em Curitiba, a bola que estava indo ao gol, mais uma vez, é desviada do rumo. E quem entra em campo pra provocar o drible é justamente o irmão de Osmar, Álvaro Dias. O senador tucano é indicado para ser o vice de José Serra. E disse nesta sexta-feira (25) ao jornalista Valdomiro Cantini, da rádio CBN de Cascavel, que a sua candidatura à vice-presidência da República na chapa tucana é irreversível. Com isso, espera que seu irmão desista da candidatura ao governo do Paraná para armar palanque para Dilma Rousseff.
O chute alto do irmão repica no campo adversário que se articula e passa a bola pra Osmar Dias chutar e, finalmente, marcar o gol. O PT, o PMDB, o DEM e o PSC, partidos que compõem a frente de oposição a Beto Richa querem que Osmar anuncie a candidatura ao Governo neste sábado (26), às 11 horas. A entrevista coletiva já está marcada. Resta saber qual das barreiras à sua frente será driblada pelo senador. A considerar que a coletiva anunciada para a última quinta-feira foi desmarcada por Álvaro Dias e pelo twitter, o chute de Osmar pode marcar gol dentro de um ninho.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

Este post não possui termos na taxonomia personalizada.

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo