Enquanto o MDB se une ao PSB e ao Solidariedade e forma um bloco para se fortalecer nas eleições deste ano em Guarapuava, o ‘Republicanos’, busca outra tática. Sem um partido de peso pra chamar de seu, pelo menos em Guarapuava, o presidente estadual Marcelo Almeida, orientou a Provisória local a promover um encontro, chamado de “apartidário”. De acordo com informações repassadas por um vereador do PP que se fez presente, cinco partidos se fizeram representar, embora, extraoficialmente.
Assim sendo, lá estavam os vereadores Paulo Lima, Elcio Melhem, Pablo Almeida e Danilo Dominico, todos do PP. Também estavam na reunião os vereadores Joel Barbosa (PSD), Cristóvão (Novo), Marcio Carneiro (Cidadania). Algumas lideranças comunitárias também foram ouvir o que a candidata Janaína Naumann tinha pra falar.
Conforme informações repassadas ao blog, não houve nenhuma novidade. “Ela [Janaína] só nos disse que tem a disposição de ser candidata a prefeita. Mas pode recuar, caso seja escolhida como vice do prefeito Celso Góes. Nós entendemos que o melhor para Guarapuava é ser ela [Janaína] a escolhida pelo prefeito”. Tão logo terminou a reunião dessa quinta (18), uma foto já circulou pelas redes sociais, acompanhada de ‘decretos’ que colocam Janaína como a vencedora entre muitos. Ela está errada? Está certa! Certíssima! No jogo essa mulher é ‘parada dura’.
Entretanto, segundo o PP e o Cidadania, partidos de Cesar Silvestri Filho e Celso Góes, o quadro ainda é de incertezas, uma vez que não há nenhuma definição. E como já virou refrão entre os comandos dos partidos, “as próximas horas vão ser decisivas”. Mas eis que o presidente da Câmara, vereador Pedro Moraes (MDB) também surge numa foto junto com Samuel Ribas Abreu e o vereador Marcelinho (UB). E por aí vai.
Correndo por fora, o PSD se une ao PL, ao Podemos e ao PRD. E ainda busca outros partidos para ‘engrossar’ as fileiras de quem não pode nem pensar na possibilidade do PT ganhar as eleições.
TODOS CONTRA UM
O fato é que essa discussão tomou conta da cena política da cidade. Enquanto isso, partidos da chamada ‘direita’, se dividem. Cada um quer ser o novo protagonista das eleições. E para isso, é um tal de conversa aqui, debate ali, se reúne acolá. Todos contra um. Mas se essa ciranda de ‘gigantes’ não tiver um consenso pode se repetir aquela frase bíblica: “E Davi venceu Golias’. Afinal, por enquanto, como se diz em todos os bastidores, a Federação que une o PT, PV e PcdoB corre solto no campo, domina e segue com a bola no pé. Resta saber, se antes do apito final, vai chegar ao gol.
Leia outras notícias no Portal RSN.