22/08/2023



O olhar atento de um profissional que luta pela justiça

O criminalista Marinaldo Rattes afirma que advogar é saber ouvir e olhar a dor alheia para, assim, buscar a justiça

IMG_8042

Marinaldo Rattes: o olhar atento de um profissional que luta pela justiça (Foto: Bruna Medeiros/Portal RSN)

Reportagem: Cristina Esteche

Quem entra no escritório de Marinaldo Rattes, em uma das ruas mais movimentadas de Guarapuava, encontra um profissional sorridente, comprometido e disposto a lutar pela justiça. Afinal, advogar é mais que exercer uma profissão, pois requer destemor, disposição e dedicação. E, por trás de um terno escuro azul, está alguém que trilha uma jornada e pratica a famosa empatia.

Conviver com a dor alheia nem sempre é uma tarefa fácil, principalmente quando os casos se tornam públicos e o julgamento da sociedade precede o julgamento judicial. No direito criminal é preciso analisar o ato cometido e as repercussões sociais, pois isso interfere na dignidade da pessoa colocada em julgamento.

Afinal, a pessoa é julgada duplamente: pela justiça e pela sociedade. Isso é algo que percebo na minha evolução, analisar o fato, a pessoa, o ato que ela cometeu e também saber sentir a dor da vítima e de quem sofreu uma perda.

Após anos de atuação e aprendizagem ao lado de um nome de referência em Guarapuava, Marinaldo decidiu que era o momento de alçar outros voos, um outro caminho. Em julho deste ano, o criminalista abriu o próprio escritório e com ele um espaço com a sua identidade.

METAMORFOSE

Defender diferentes situações também requer distintos modos de trabalho, cada cliente é único, cada ato é um ato. Em 2022, casos que envolveram crimes como, por exemplo, de ordem econômica, crimes eleitorais, crimes contra a vida e contra a mulher estiveram nas mãos de Marinaldo.

Logo no início do ano, um suposto esquema de pirâmide chegou até o advogado, que posteriormente atendeu a uma situação violenta de feminicídio. Neste ano de 2022 trabalhou em casos de repercussão nacional. Casos esses de grandes esforços na mesma proporção de aprendizado.

Avalio o meu crescimento profissional e de trabalho quando consigo mostrar para a sociedade a importância do direito penal, em dar a cada um o que é justo, um devido julgamento e um tratamento humanístico. Eu busco elaborar a defesa a partir do olhar atento para a pessoa como um todo, entender o ser humano, compreender as incoerências inerentes a nossas relações sociais humanas e entender que a dor de uma pessoa nunca é só dela, mas de uma família.

Acordar todos os dias em busca da justiça é árduo. Fazer um balanço entre o certo, o errado, o justo e as opiniões alheias necessita de uma característica em especial, saber ouvir. “Temos o contato diário com o sofrimento do outro, com pessoas que estão desesperadas porque um filho, o marido, alguém próximo está preso. Temos que ter cuidado com a vida do cliente, tudo que está fora da cadeia. Além disso, é preciso prestar esclarecimentos para a população, isso é papel do advogado. Isso porque, trata-se de uma relação de confiança, o cliente deposita em você o seu direito de liberdade, julgamento digno e por isso a importância de sempre esclarecer os fatos e comprovar dentro do possível a realidade envolta nos casos”.

O criminalista também trabalhou com situações políticas, acidentes graves de trânsito e a soltura de pessoas em destaque em Guarapuava e Região. E nesse papel, em olhar a vítima e prestar atendimento humanístico, sempre busca-se para o cliente um julgamento condizente com aquilo que é justo.

O justo não é nem a mais e nem a menos do que o ato cometido, mas razoável e proporcional à conduta. Então, fazer a defesa não é tornar o meu cliente inocente ou irresponsável, muito pelo contrário, é trazer uma responsabilidade, uma resposta, é tentar minimizar as amarguras de todos os lados.

Eu sempre vou lutar pelos direitos das mulheres pela vida delas. A exemplo do caso que defendi e envolve legítima defesa, a mulher estava compelida por uma violenta emoção e ameaçada. Para salvar-se precisou agir em legítima defesa e desferir contra o marido.

Por fim, nesta nova jornada, Marinaldo também atua com direito cível, empresarial e trabalhista ao lado de outros profissionais parceiros.

PERSONNALITÉ

Esta reportagem especial faz parte do produto especial de fim de ano do Portal RSN. A revista on-line ‘Personnalité’ reúne em 88 páginas reportagens sobre profissionais que se destacam por empreenderem com sucesso em Guarapuava. Confira o material completo no site.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Antunes

Jornalista

Relacionadas

Este post não possui termos na taxonomia personalizada.

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo