Quando se pensa em ponto turístico guarapuavano, quais vêm em mente primeiro? Se não for o primeiro, certamente estará entre os principais. Sim, estamos falando do Lago de Guarapuava. Lugar de muitas histórias, o lago, assim como o parque, fazem parte das principais lembranças, seja de quem é originalmente guarapuavano, de quem veio a passeio ou morar no município por conta da faculdade ou trabalho.
Caroline Chagas é paulista, mas morou em Guarapuava durante quatro anos por conta da graduação em Publicidade e Propaganda. Sem nunca ter morado longe de casa, a mudança que a fez ficar aproximadamente 688 quilômetros de distância, inicialmente causou medo. Mas segundo ela, quando conheceu o Lago, se sentiu um pouco acolhida.
Na minha cidade, não tínhamos muitas praças, parques e lugares com árvores. Então, encontrar tudo isso num lugar só, já me dava uma paz e confiança de que as coisas iam dar certo. Parece besteira, mas eu sempre ia pra lá, quando sentia que eu precisava de um ar fresco no corpo e nas ideias. Ia sozinha, com os amigos, pra tirar fotos, pra pensar na vida, pra andar, pra escrever. Hoje que saí de Guarapuava, sinto muita falta de quando eu podia simplesmente dar uma passadinha num lugar em que eu me sentia tão bem.
Hoje ela não mora mais em Guarapuava, mas guarda com carinho uma coleção de fotografias de um dos pontos preferidos do município.
Tanto em passeios a sós, quanto para encontro entre amigos e família, o Parque do Lago já foi palco de muitas manifestações artísticas, como apresentações teatrais, de dança e de música. Além de competições esportivas. Aberto 24 horas por dia conta com pista de caminhada, ATI, iluminação, pista de skate, banheiros e pontes com madeira tratada.
Um dos lugares mais bonitos de Guarapuava, no inverno as famosas cerejeiras colorem a paisagem e testemunham momentos de felicidade. Quem não tem uma foto no Parque com as cerejeiras floridas?
PISTAS DE CORRIDA
Para quem gosta de esporte, as pistas de corrida do Parque do Lago são um dos principais atrativos. Com 1,5 quilômetro de extensão reúne atletas que se exercitam diariamente. Um deles é o guarapuavano de 44 anos Márcio Nei dos Santos. De acordo com o atleta, ele reside no bairro Santana, mas após o expediente de trabalho no bairro Santa Cruz, treina em média quatro vezes por semana e um dos lugares preferidos é o Parque do Lago.
Corro no Lago desde 2016 e tento variar os percursos. Assim, além do Lago, também treino na rua (muitas vezes passando pelas ruas laterais do Parque do Lago), na pista de atletismo, na Lagoa das Lágrimas e na Cidade dos Lagos.
Além disso, Márcio reforça que a pista do Parque do Lago é muito boa porque deixa a corrida menos monótona. Assim como se assemelha bastante a situação de uma corrida de rua, sem o perigo de dividir a via com os veículos. “Outra vantagem são as subidas fortes das ruas laterais: são muito boas para treino específico de tiros na subida, visando o aumento da resistência”.
A preferência por treinos no Lago também faz sucesso entre os profissionais especializados. A Personal Trainer e Professora de Dança Paloma Jack conta que fazia atendimento ao ar livre antes da pandemia, mas com o aumento dos casos e com as academias fechadas, os treinos ao ar livre se tornaram a única opção viável. “Não tínhamos opção, então muitos profissionais se obrigaram a atender em lugares assim”.
Entretanto o que era uma alternativa, se tornou preferência entre alguns alunos, que mesmo com a flexibilização da pandemia preferiram não retornar as academias.
O parque do lado tem umas das vistas mais bonitas da nossas cidade, o que deixa o treino mais motivador, além de ter um espaço amplo para realização das atividades. Desde uma caminhada, corrida e até exercícios específicos. Com muitas árvores, sempre tem espaços com sombra, o que favorece os treinos a qualquer hora do dia.
Espaço de diversidade o Parque do Lago nesses 202 anos de história de Guarapuava se tornou uma das principais referências do Município. Apesar de apresentar alguns problemas de infraestrutura tem todo o carinho de quem visita a Região e está na memória de quem já passou por ali.
O Parque do Lago faz parte da história de Guarapuava, assim como outros marcos do Município. Você tem uma história legal sobre a cidade para nos contar? A história da rua em que você mora é interessante? Entre em contato pelo nosso WhatsApp (42) 9858-6582 e conta pra gente!
Leia outras notícias no Portal RSN.