quinta-feira, 27 de mar. de 2025
Blog da Cris

O poder da mudança começa nos municípios

Um exemplo inspirador vem de Palmital, que pela primeira vez, tem uma mulher na presidência da Câmara Municipal: a vereadora Salete.

Salete de Lima (Foto: reprodução/ redes sociais)

Nos últimos anos, temos assistido a um movimento silencioso, mas profundamente transformador: a crescente presença de mulheres nos espaços de poder, especialmente na política local. Embora ainda seja um desafio romper com estruturas historicamente dominadas por homens, o avanço feminino nas câmaras municipais, prefeituras e secretarias tem mostrado que a transformação começa, sim, pelos municípios. Aqueles onde a política acontece de forma mais direta e próxima da população.

Um exemplo inspirador vem de Palmital, município do interior paranaense que, pela primeira vez, tem uma mulher na presidência da Câmara Municipal: a vereadora Salete. E ela não está sozinha. Ao lado dela, compõem a mesa diretora outras duas mulheres: Zize, como vice-presidente, e Ana Paula, como secretária. Esse trio de liderança feminina na Casa Legislativa simboliza não apenas uma quebra de paradigmas, mas a construção de um novo olhar sobre o exercício do poder.

A valorização da presença feminina se estende também ao Executivo municipal. Juliana tornou-se a primeira mulher a comandar a Secretaria de Agricultura de Palmital. Uma área tradicionalmente vista como masculina. E o mais significativo: hoje, a maioria das secretarias do município são lideradas por mulheres. Isso não é coincidência — é sinal de mudança.

DEPUTADA ELOGIA

Durante visita recente à cidade, a deputada estadual Cristina Silvestri, uma das principais vozes femininas na Assembleia Legislativa do Paraná, celebrou esse avanço com uma frase que sintetiza a força da representatividade.
“Quando uma mulher entra na política, ela muda. Mas quando várias mulheres entram, é a política que muda.”

E é exatamente isso que está ocorrendo. A presença feminina não apenas amplia a diversidade nos espaços de decisão, mas também transforma as pautas, os métodos e os resultados. As mulheres trazem consigo vivências, escutas atentas, práticas mais colaborativas e um olhar comprometido com as reais necessidades das comunidades. Sobretudo nas áreas de saúde, educação, assistência social e desenvolvimento sustentável.

PEQUENOS MUNICÍPIOS

Em municípios pequenos, onde as estruturas são mais enxutas e os desafios mais próximos, a atuação feminina tem se mostrado ainda mais eficaz. São mulheres liderando projetos, articulando políticas públicas e aproximando o poder da população com sensibilidade e firmeza.

Mais do que ocupar espaços, as mulheres estão redefinindo o que significa fazer política. E Palmital é prova viva de que, quando se abre caminho para a representatividade, toda a cidade ganha. Que esse exemplo inspire outros municípios a seguir o mesmo caminho: o da equidade, da diversidade e de uma política verdadeiramente transformadora.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.