Com ruas nomeadas com profissões, como a rua das Secretárias e dos Garis, o Residencial 2000 é um dos loteamentos de Guarapuava. As primeiras residências, construídas em 2000, fixaram-se no bairro chamado hoje de Imóveis Morro Alto.
São 22 anos de história e evolução. Nessa caminhada, muitos moradores passaram pelo bairro e tiveram as vidas transformadas. Em pouco tempo, o bairro mudou completamente. E tanto nas alegrias como nos problemas do dia a dia, a vida segue caminhando e o lugar cresce cada vez mais pela dedicação da comunidade.
O Residencial 2000 faz parte dos 202 anos de Guarapuava e mesmo sendo ‘jovem’ coleciona histórias de pessoas comuns que chegaram para ficar e transformar a história do Município. Uma delas é a dona Marlene Ribeiro Nakasone de 67 anos.
Eu moro aqui desde o dia 23 de dezembro de 2000. Eu fui a terceira moradora a chegar.
Antes de morar no residencial, dona Marlene residia no bairro Santa Cruz. Além disso, mora em Guarapuava há 29 anos. Os quase 22 anos de vivência no bairro mostram que, para ela, o lugar tornou-se não só um lugar temporário de moradia, mas um lar.
É muito bom morar aqui, acho lindo nosso núcleo, temos mercados, açougues e agora até farmácia. Além de ser bom para os moradores, é o progresso chegando, né?!
Dona Marlene é católica e ajudou na construção de uma das congregações religiosas mais tradicionais do bairro, a Comunidade Santa Rita de Cássia. A igreja fica na avenida das Profissões, principal rua do Residencial 2000. De acordo com a dona Marlene, ela participa desde a primeira missa no dia 1º de maio de 2001 e é bem ativa na comunidade.
VISANDO MELHORIAS
O amor pelo bairro não é deixado de lado nem no feriado de aniversário do município. Isso porque, membros da Associação de Moradores do Residencial fazem hoje mais uma etapa de revitalização do bairro. De acordo com o presidente, Marcos Antônio Fernandes de 52 anos, a ação faz parte do Projeto Bairro Limpo.
“Nós estamos fazendo a pintura de meio-fio de todas as ruas do bairro. E, hoje, estamos no Morar Melhor”. Conforme o presidente, as ações de limpeza e pintura do bairro já começaram há dois anos.
O presidente da Associação, que também é professor, foi um dos primeiros moradores do residencial. Sendo assim, ele se mudou para lá há quase 22 anos.
Eu cheguei aqui e minha casa estava no alicerce ainda. Então eu participei da construção dessas casas. Eu vinha direto ver a situação da minha casa e o bairro foi crescendo assim do dia pra noite. Nós temos, também, a nossa avenida que são lotes destinados ao comércio.
Além disso, o Residencial 2000 também conta com uma escola que atende mais de 1.600 alunos. Contudo, a estrutura recebe tanto alunos da rede municipal de ensino, como da estadual. “É uma luta para buscar a escola estadual separada porque a maioria dos nossos alunos estudam fora do bairro e dependem de transporte”.
Segundo o professor, hoje o bairro conta com aproximadamente 20 mil moradores. “E ainda está pra inaugurar mais um bairro com 350 casas e mais um um loteamento perto da PIG que emenda tudo na avenida das Profissões”.
Por fim, os moradores seguem fazendo com que o bairro seja acolhedor para todos aqueles que chegam. E a Associação segue construindo projetos para melhorar a vida de todos que ali residem. Como a Biblioteca Contêiner do Saber, o Projeto Sopa Solidária e as escolinhas de futebol.
Nós estamos crescendo e ajudando o nosso bairro porque ele é a extensão da nossa casa.
O Residencial 2000 faz parte da história de Guarapuava, assim como outros marcos do Município. Você tem uma história legal sobre a cidade para nos contar? A história da rua em que você mora é interessante? Entre em contato pelo nosso WhatsApp (42) 9858-6582 e conta pra gente!
Leia outras notícias no Portal RSN.