22/08/2023

O segredo do consenso

imagem-46736

O novo presidente da Câmara Municipal de Guarapuava, Edony Kluber (PSD) soube "costurar" direitinho as dissidências políticas dentro da bancada situacionista trazendo para um consenso em torno do seu nome. A recita foi simples. Contemplou todos os candidatos a presidente com cargos na Mesa Executiva. Basta ver a composição. A primeira vice-presidência ficou com Airson Horst, um dos vereadores que bradava não abrir mão do cargo sob a justificativa de que levou 20 anos para se eleger vereador. Seria uma espécie de prêmio pela persistência. Airson já nos primeiros minutos após a posse, experimentou o gostinho de presidir a Câmara mesmo sendo por alguns minutinhos. Foi quando Edony ocupou a tribuna para fazer o seu pronunciamento.

O segundo vice-presidente é Germano Alves (PR) . A primeira secretaria não surpreendeu. Desde o início a vereadora Nerci Guiné vinha sendo dipsutada pela oposição e pela situação em troca do apoio da bancada do PHS. A segunda secretaria ficou Marcio Carneiro que também buscava apoios para conseguir bancar os eu nome à presidência e a terceira  evidenciou a mudança do peemedebista Rodrigo Crema para o grupo de Silvestri.

A eleição de Edony teve dois votos da oposição. Além de Crema, embora a votação tenha sido secreta, o ex-presidente João  Napoleão avalizou o nome de Edony. Até os momentos finais antes eleição, João Napoleão tinha a convicção de que conseguiria arrebanhar três a quatro votos situacionistas para continuar no cargo.

O petista Geraldo Pacheco também tinha lançado o seu nome à presidência. A verdade é que somente um nome disputou e venceu por 15 votos. Cinco votaram em branco e um anulou.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

Este post não possui termos na taxonomia personalizada.

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo