O período das convenções municipais se aproxima e não há nenhuma novidade no front guarapuavano. De acordo com o calendário eleitoral, as convenções acontecerão entre 20 de julho e 5 de agosto. Portanto, faltam nove dias para o início das definições.
Apesar dessa proximidade, os pré candidatos se mantem os mesmos em Guarapuava: Cesar Filho, candidato à reeleição pelo PPS; Antenor Gomes de Lima, pelo PT; Leonardo Mattos Leão, pelo PTB; e ainda permanece a incógnita sobre a possível candidatura de Carli, o pai, pelo PP.
Numa campanha mais curta a escolha do candidato a vice prefeito é primordial. Ele deixa de ser apenas uma figura que possa agregar votos, para se tornar um contato fundamental na política corpo a corpo – que será um dos pontos fortes nestas eleições. Terá que ser carismático, articulado, com boa oratória, persuasivo e líder. Isso porque terá que ocupar espaços, dividir tarefas com o candidato a prefeito. Pelo prazo da campanha e pelas novas regras eleitorais, ganhar tempo é ganhar votos.
Com a nova norma, houve mudanças nos prazos, como aumento do período para apresentação dos registros de candidaturas, redução na duração da propaganda no rádio e na televisão e a proibição de doações de empresas privadas para as campanhas políticas. A partir de agora, os partidos deverão se manter por meio de doações de pessoas físicas e de recursos do Fundo Partidário.