A partir desta segunda (2) quem trafegar pela Avenida Aragão de Mattos Leão, em Guarapuava, vai se deparar com o novo viaduto sobre a linha do trem. Interditado em 21 de julho do ano passado, por oferecer risco de desabamento, o viaduto é passagem para bairros da cidade até as rodovias PR-170 e BR-277.
De acordo com o prefeito Celso Góes, tão logo a fragilidade do viaduto foi detectada houve a interdição para garantir a segurança de motoristas e pedestres. Apesar dos transtornos comuns a qualquer obra, problemas judiciais ‘emperraram’ a execução do serviço. Isso porque houve um embate entre a administração municipal e a Rumo Malha Sul S.A.
No início da obra de revitalização, em dezembro de 2022, a Rumo ingressou com ação de interdito proibitório, com pedido liminar, perante a Justiça Federal para a paralisação da obra. De acordo com a empresa, a Prefeitura não tinha autorização específica para intervenção próxima à faixa de domínio.
Além disso, fixou multa diária de R$ 10 mil, caso houvesse descumprimento da ordem. As obras têm extensão de aproximadamente 40 metros. A partir disso, ações ‘pipocaram’ em primeira, segunda e terceira instâncias.
Esta foi uma obra de grande complexidade e que exigiu muito de todos nós da administração municipal. Foi um trabalho difícil, pois o tráfego dos trens não podia ser interrompido. Houve ainda, questões judiciais por parte da empresa ferroviária, mas conseguimos superar tudo isso e dar sequência a este importante trabalho.
Com a obra concluída, além da construção da pista de rolamento, a nova ponte conta com espaço destinado à passagem de pedestres. Uma praça construída ao lado com vasto gramado, é o local para descanso e arborização. A obra consumiu recursos próprios do Município.
Leia outras notícias no Portal RSN.