22/08/2023
Cotidiano Em Alta Guarapuava

Obra na rua XV de novembro altera tráfego no Centro de Guarapuava

O bloqueio ocorre entre as ruas Professora Leonidia e Visconde de Guarapuava, e entre as ruas Visconde de Guarapuava e Marechal Floriano Peixoto

Rua XV de Novembro (Foto: Secom/Prefeitura de Guarapuava)

As Secretarias de Trânsito e Transportes (Setran) e Planejamento e Urbanismo informam que começou às 7h de hoje (14), o bloqueio do tráfego de veículos em dois trechos da rua XV de Novembro no Centro de Guarapuava. As interrupções ocorrem devido ao início das obras de revitalização da via.

Com isso, o fluxo de veículos foi interrompido em dois trechos: rua XV de Novembro, entre as ruas Professora Leonidia e Visconde de Guarapuava, em frente ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Além disso, entre as ruas Visconde de Guarapuava e Marechal Floriano Peixoto, em frente a Praça Nove de Dezembro. As ruas transversais não estão afetadas e o tráfego segue normal.

No local, a Setran está com agentes para orientar motoristas e pedestres. Conforme as informações, o prazo para a revitalização completa do trecho de 800 metros de melhorias é 12 meses, dependendo das condições climáticas. Conforme o secretário de Planejamento e Urbanismo, Paulo Dirceu Rosa de Souza, o primeiro passo é a retirada do calçamento e alinhamento da via.

“Após isso, vamos fechar os locais com tapumes para as demais etapas da obra. É importante falarmos que somente o fluxo de veículos estará interrompido. Vamos fazer um acesso de cerca de 2 metros de largura para que os pedestres possam entrar nas lojas e comércios desta Região”.

Bloqueio (Imagem: Secom/Prefeitura de Guarapuava)

A OBRA

A revitalização do Calçadão da XV de Novembro é uma iniciativa da Prefeitura de Guarapuava, por meio da Secretaria de Planejamento e Urbanismo do Município. ComO custo da obra será de cerca de R$ 14 milhões, via Paraná Cidade.

A mobilidade urbana será aprimorada com a instalação de pavimento rígido e a implementação de um sistema de drenagem inovador, que inclui grelhas para o escoamento da água das galerias pluviais. A presença de placas fotovoltaicas contribuirá para a geração de energia limpa, promovendo a sustentabilidade ambiental.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Sabrina Ferrari

Jornalista

Graduada em Jornalismo pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) em 2018. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Letras da Unicentro. Possui experiência na área de reportagem, com ênfase em textos mais voltados para cultura, moda, turismo e comportamento.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.