Uma visita de técnicos às obras do Centro Cultural Denise Stoklos em Irati se traduz em gesto de esperança. Paralisada há mais de 10 anos, a obra inacabada já serviu como moradia a indígenas e pessoas em situação de rua. Entretanto, uma força-tarefa liderada pelo prefeito Jorge Derbli, agentes culturais e pelo deputado estadual Artagão Junior, dá novo impulso a esse impasse.
Conforme o parlamentar, nessa quarta (6) a superintendente de Cultura do Paraná, Luciana Casagrande Pereira, esteve em Irati. De acordo com Luciana, os esforços iniciais serão focados no Centro Cultural. “O teatro é algo bem viável. Teremos que dividir em etapas, fazer um plano de trabalho, com um cronograma físico financeiro para atualizar o orçamento”.
Iniciada ainda em 2007 a construção já custou mais de R$ 4 milhões aos cofres do Estado. No entanto, à época, o custo previsto somava R$ 13 milhões e a obra deveria estar concluída em 2010. De acordo com o projeto arquitetônico, a área física do teatro possui 4.800 metros quadrados. A capacidade é para 509 pessoas sentadas e mais oito cadeirantes. A previsão na época, era de que a obra fosse entregue até o fim de 2010. Nesse ano o município comemorava 200 anos.
DOAÇÃO À UNICENTRO
Todavia, em 2012, o governo cedeu o terreno à Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), que passou a ser responsável pelo projeto. Contudo, a Unicentro alegou que deveria fazer o levantamento de recursos para continuar a obra. Disse também que seria difícil conseguir verba no orçamento da universidade.
Entretanto, em 2019, a retomada da obra volta ao debate com o Governo do Estado e a Prefeitura. Assim sendo, o prefeito Jorge Derbli, o Superintendente de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Bona e o chefe de gabinete da Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL), Neto Brustolin, reúnem-se. A decisão é que haveria uma parceria entre a Unicentro e a Paraná Edificações.
E agora, em 2021, há mais um ‘capítulo’, mas com a garantia do parlamentar. “Agora vamos acompanhar a etapa de apresentação dos projetos”. Conforme Artagão Junior, ele vai conversar com o governador Ratinho Junior e secretários que possam ajudar na destinação dos recursos necessários.
Leia outras notícias no Portal RSN.