A Prestes Construtora e Incorporadora está finalizando uma obra de infraestrutura no município de Guarapuava. Trata-se do alargamento de um trecho da travessa Arlindo Antunes de Almeida, no bairro Boqueirão. A obra, que custou aproximadamente R$ 400 mil faz parte do Plano Diretor do município.
De acordo com o Plano, desde 2008 prevê-se investimentos mitigatórios para empreendimentos que gerem algum tipo de impacto na vida da comunidade. Conforme o engenheiro civil responsável pela Incorporação dos empreendimentos no município, Flavio Zem, a execução seguiu orientações da secretaria de Habitação e Urbanismo, bem como análise do Concidade.
Assim, os órgãos elaboram um estudo sobre os impactos relacionados à mobilidade na Região pelos condomínios Vittace Guarapuava e Vittace Parque do Lago.
EMPREENDIMENTOS
Ao todo, os dois condomínios possuem 784 unidades habitacionais, trazendo maior fluxo de pessoas e veículos à via que passa em frente aos dois empreendimentos. O primeiro está em fase final e deve ser entregue ainda este ano. Já o segundo deverá ser lançado no primeiro semestre.
O secretário de Habitação e Urbanismo, Flávio Alexandre, explica que em cada local são identificadas as prioridades de investimento para facilitar a acessibilidade e o trânsito das pessoas como, por exemplo, o alargamento e pavimentação de uma rua ou a construção de calçadas.
“O aperfeiçoamento da mobilidade urbana é uma preocupação do poder público e também uma responsabilidade compartilhada com as empresas”.
Segundo o secretário, todos os empreendimentos, especialmente os de impacto, devem integrar o desenvolvimento urbano à melhoria da qualidade de vida das pessoas que circulam pelo bairro ou região. “Isso, por si só, já inclui e justificam os investimentos”.
Leia outras notícias no Portal RSN.