22/08/2023


Cotidiano Guarapuava

Obras de nova trincheira na BR-277 vão afetar o trânsito em Guarapuava

Com as obras que começarão no dia 15 de outubro, o trevo de acesso ao bairro Vila Carli em Guarapuava, será bloqueado

trncheira

Obras na BR-277 em Guarapuava (Foto: DER)

O começo da obra que vai resultar numa nova trincheira na BR-277 vai provocar alterações no trânsito. É que a partir de 15 de outubro, haverá bloqueio no trevo de acesso ao bairro Vila Carli, em Guarapuava. Ali também será construída uma nova rotatória. Conforme o projeto arquitetônico, a obra integra a duplicação da rodovia em andamento.

Serão colocadas barreiras de concreto New Jersey nos acessos ao bairro e nos acessos ao trevo. Entretanto, sem alterar o tráfego na pista central da rodovia. De acordo com o Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), as mudanças serão acompanhadas de sinalização temporária. Elas vão orientar e alertar os usuários, que devem seguir com cautela redobrada em locais com obras em andamento.

(Imagem: DER)

Assim, quem costuma acessar a BR-277 pela avenida Professor Pedro Carli deverá passar a utilizar a rua Humaitá. Trata-se de uma conexão com a marginal esquerda da rodovia, para seguir no sentido Curitiba, ou até o viaduto no entroncamento com a PRC-466, para seguir até o bairro Industrial de Guarapuava.

Conforme explica o engenheiro Vanderlei Zanella, fiscal da obra, quem utiliza a rua Mário Virmond para acessar a BR-277 sentido Curitiba ou o bairro Vila Carli, pelo trevo, deverá utilizar o viaduto da PRC-466. Isso vale para ambas as situações.

“A recomendação é seguir pela rua Mário Virmond até a rua Alcindo de Matos (marginal direita da rodovia), virar à esquerda na rua José Zampieri Filho e daí à direita na rua Vereador Sebastião de Camargo, seguindo reto até a PRC-466.

(Imagem: DER)

A OBRA

A obra de duplicação da BR-277 em Guarapuava prevê serviços em ambos sentidos da rodovia. O percurso é desde o quilômetro 345,2 ao quilômetro 349,1, resultando em duas pistas de rolamento com 7,20 metros de largura em cada sentido. Haverá faixas de segurança de 60 centímetros ao centro e barreiras de concreto New Jersey. Além de acostamentos externos de 2,50 metros.

De acordo com o DER, trata-se de um custo de R$ 77.656.994,96 do Governo do Estado. Conforme o DER, a via central terá velocidade máxima de 80 km/h. Assim como marginais direita e esquerda, com velocidade máxima de 40 km/h. Além da nova trincheira na avenida Professor Pedro Carli, a obra contempla uma trincheira entre a rua João Fortkamp e a rua Campo Grande.

Além da duplicação do viaduto no entroncamento com a PRC-466 e, ainda, a adequação de suas alças de acesso. Assim como três pontes no km 345,5; uma trincheira para acesso ao aeroporto municipal. E ainda uma passarela no km 349,3 e outra no km 345. Além da implantação de iluminação pública em uma extensão de 12,2 quilômetros. Os trabalhos começaram em março deste ano e devem prosseguir até setembro de 2022.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo