Da Redação
Moradores da Avenida Cascavel irão receber neste sábado (04) as melhorias realizadas pela Surg. De acordo com a Secretaria de Comunicação Social da Prefeitura de Guarapuava (Secom) o evento será às 15h, com atividades esportivas, de lazer e do projeto Circulando nos Bairros.
A aposentada Elvira dos Santos, 66 anos, e os dois filhos, Sidnei e Roseli, que mora há 12 anos na Avenida Cascavel, acompanham as mudanças no local. “Perdi as contas de quantas vezes ficamos atolados porque o rio invadia a rua e depois ficava o barro. Com os serviços, nem parece a mesma rua”, diz Elvira.
Entre as intervenções da Surg, a principal foi o desassoreamento do rio Cascavelzinho e a substituição da antiga ponte de madeira, que cedeu lugar a uma grande estrutura composta por 130 bueiros celulares. Agora, quatro túneis auxiliam na vazão do rio, reduzindo o risco de alagamentos. A pista também foi pavimentada e elevada em dois metros. “Nós trabalhamos para que os moradores tenham mais qualidade de vida. É um grande orgulho entregarmos esta avenida totalmente urbanizada, o que nunca ocorreu nesta região”, afirma o prefeito Cesar Silvestri Filho.
Calçadas, meio fio, ciclovia e sinalização vertical e horizontal fazem parte do trabalho, como também novos postes de iluminação. O mecânico João Gumiero, 53 anos, está satisfeito com as melhorias. “Sem iluminação na rua, é maior o risco de assalto. Se a estrada é boa, o motorista também corre mais. Gostei muito de pensaram nisso, instalando postes na rua e uma lombada em frente a minha residência e em outros pontos. Ficou muito bom. Até quem não quer ver, admite que ficou bom”, comemora.
De acordo com o presidente da Surg, Fernando Damiani, há muitos anos os moradores esperavam a solução para os problemas de mobilidade do bairro. “Além das ações preventivas para melhorar a vida de quem reside na região, o novo asfalto liga Jardim das Américas, Paz e Bem e Batel ao Centro, trazendo mais desenvolvimento e revigorando o orgulho dos moradores. Entregamos esta obra com muita satisfação, sabendo que o nosso dever foi cumprido”, avalia.