A Comissão Gestora do Centro Oncológico do Hospital São Vicente de Guarapuava, firmou na tarde desta quinta feira (14), o primeiro passo para implantação da nova unidade da instituição, protocolando junto a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) o projeto da quimioterapia, que compõem a 1º etapa do Plano Diretor que engloba a instituição. A previsão é que as obras da Unidade II do Hospital São Vicente iniciem em setembro deste ano, com estimativa de conclusão em setembro de 2019. O prédio será construído no bairro planejado Cidade dos Lagos.
Na ocasião, participaram diversos integrantes da Comissão Gestora, dentre eles, o presidente Odacir Antonelli, que comemorou a conquista.
“Protocolamos a primeira etapa, que representa muito para a cidade. Será a radioterapia que Guarapuava não tem. Nos servimos de Ponta Grossa, Cascavel e até de Curitiba. Então, veja o avanço que Guarapuava terá. Além disso, serão instalações totalmente adequadas”.
No projeto protocolado nesta tarde, estão presentes aproximadamente 26 leitos, com mais de 2 mil metros quadrados. Para o atual responsável técnico do setor de oncologia da Unidade I do Hospital São Vicente, Leonardo Gavarrete, o número de atendimentos da instituição deve dobrar, a partir da ampliação, com o novo Centro.
“Hoje temos média de mil atendimentos/mês. Vimos que temos uma demanda grande, e como somos um hospital geral, precisamos de mais leitos, de locais especiais para pronto atendimento. Temos necessidade de expansão e de um serviço específico para o paciente oncológico. Com esse projeto, temos uma vantagem. Não vamos deixar de ser um hospital geral, teremos esse apoio, com o diferencial de atendimento com outras especialidades”.
Segundo Huberto, a formalização dessa tarde significa uma proximidade ainda maior da concretização do Centro. “Esse é um dos passos mais importantes do projeto porque hoje nossa Unidade I está muito pequena, estamos com estrutura limitada. Na nova Unidade, aumentará a capacidade instalada. Teremos mais de mil metros quadrados só na quimioterapia.
O prefeito de Guarapuava, Cesar Silvestri Filho acompanhou a assinatura do protocolo. “Essa é a formalização de mais um ato que reúne as boas forças de Guarapuava para fortalecer nosso hospital. Sabemos da importância disso para o futuro da Instituição e até para a consolidação da região, como polo prestador de serviços”.
Cristina Silvestri, que ampara e auxilia a viabilização de verbas junto ao projeto do Centro Oncológico no Governo Estadual, também comemorou a evolução do projeto.
“É o início desse nosso grande sonho de transformar o Hospital São Vicente em uma referência em radioterapia, em quimioterapia. Esse projeto vem nos presentear com uma nova fase que estamos iniciando com esse novo empreendimento para Guarapuava”.