Quem acessa o viaduto principal para entrada ou saída de Guarapuava pela avenida Manoel Ribas já pode comemorar. O acesso à PR-466 sobre a BR-277, está com as obras quase concluídas, conforme informações do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR). Nas próximas semanas, serão concluídos os serviços do último ramo do viaduto, com previsão de entrega para o início de outubro.O viaduto, de acordo com o DER, conta com 45 metros de extensão, com 12,80 metros de pista para cada lado do fluxo, incluindo acessibilidade via passarela lateral. Ao todo, são 380 metros de obra projetada. Além da duplicação, a obra inclui a adequação da sinalização horizontal e vertical. Assim como, a remodelação de toda iluminação pública com novo posteamento e dispositivos modernos e de melhor custo-benefício.
Essa obra promete facilitar a ligação de um lado da cidade para o outro, em uma Região com recorrentes congestionamentos. A obra de arte especial liga bairros de grande circulação com o Centro. Um deles é bairro planejado Cidade dos Lagos, onde está localizado um campus da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), o Hospital Regional e o Hospital do Câncer.
Como também é a rota principal para quem vai do Centro-Oeste para a Região Norte do Estado ou para São Paulo. A duplicação da rodovia e implantação de vias marginais vai agilizar o trânsito local, além do tráfego de longa distância, rumo a Foz do Iguaçu ou a Paranaguá.
DUPLICAÇÃO
De acordo com o DER, o novo viaduto integra a obra de duplicação da BR-277 entre os km 345 e km 349. O custo é de R$ 77.656.994,96. Além disso, a obra contempla ainda uma trincheira ligando a avenida Pedro Carli e a Avenida Beira Rio no km 345.
Bem como, uma trincheira no acesso ao Aeroporto de Guarapuava no km 348, vai dar mais segurança. Um outra trincheira liga a Rua João Fortkamp e a rua Campo Grande no km 343. Além de três pontes no km 345, passarelas no km 345 e km 349. A implantação de postes de iluminação do km 337 ao km 350 também está prevista.
Leia outras notícias no Portal RSN.