Da Redação
Obras e ações executadas pela Prefeitura de Guarapuava desde a enchente de junho do ano passado se traduziram em segurança para centenas de famílias que vivem em áreas alagadiças. De acordo com o Simepar – Sistema Meteorológico do Paraná, foram 316mm de chuva apenas nos primeiros 20 dias de julho deste ano, índice muito acima do registrado no mesmo periodo em 2014, que foi de 54,4mm.
Após a enchente, a administração municipal intensificou os trabalhos de prevenção a alagamentos em diversos pontos das zonas urbana e rural.
“O município estava carente de um olhar mais atencioso para esse assunto. Quando chegava o período de chuvas, muitas famílias ficavam em alerta, preocupadas com o pior”, disse o prefeito Cesar Silvestri Filho.
Segundo ele, a eficácia dos servi;cos e ações executados de forma preventive foi comprovada nos últimos 10 dias. “Nenhuma casa foi afetada com a chuva”.
Durante o periodo de chuva, desde o dia 10 de julho, a Prefeitura de Guarapuava, Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros monitoraram constantemente as áreas de risco no município e acompanharam os níveis de água dos rios.
Em relação às obras, a maior intervenção foi realizada no Jardim das Américas, com o desassoreamento do Rio Cascavelzinho, a elevação do nível da rua em dois metros e o aumento do número de bueiros celulares para a passagem da água, segundo o presidente da Companhia de Serviços Urbanos de Guarapuava – Surg, Fernando Damiani.
No interior, segundo o secretário de Obras, Ivanês Josefi, foram 30 pontes reconstruídas e outras 10 reparadas. “Nenhuma ponte sofreu abalos com as chuvas. Nossas equipes fazem vistorias diárias nas estradas para acompanhar a situação das vias”.