22/08/2023
Cotidiano

Obras mudarão realidade do Boqueirão

imagem-96935

Lizi Dalenogari, da Redação

O diretor presidente da Sanepar Mounir Chaowiche anunciou em Guarapuava, a implantação da rede coletora de esgoto no bairro Boqueirão. Segundo o presidente da Sanepar, os estudos para as obras no Boqueirão começam já em setembro deste ano. O anúncio vem de encontro a uma das grandes reivindicações da deputada estadual Cristina Silvestri junto ao Governo do Estado. “A rede coletora é indispensável para uma melhor qualidade de vida da população. A implantação do esgotamento sanitário, de sistemas públicos de abastecimento de água e consequentemente o destino adequado ao lixo trarão uma rápida e sensível melhora na saúde e nas condições de vida dos moradores do Boqueirão”, comemora a deputada, que assinou os termos da parceria entre Prefeitura de Guarapuava e Sanepar como testemunha.

“Uma vida inteira esperando e agora tenho a certeza que sai. O prefeito teve aqui e garantiu que saia. Vai valorizar nosso bairro e já vou até começar a reformar a casa para esperar a rede de esgoto. Aí vai dar gosto”, comemora João Felício Ambrósio, de 67 anos, morador do Campo Velho há mais de 20 anos.

De acordo com o chefe do escritório regional da Sanepar, com sede em Guarapuva, João Edson Lima, a estimativa inicial é de que sejam implantados cerca de 20 quilômetros de rede coletora. Parte dessa rede será por gravidade e outra parte vai precisar da construção de uma estação elevatória.

Segundo o prefeito Cesar Silvestri Filho, o Boqueirão é um dos bairros mais populosos da cidade e há décadas reivindica a rede coletora de esgoto sanitário. “Praticamente todo o Boqueirão será beneficiado. Moradores do Mirante da Serra, Núcleo São João, Campo Velho, ou seja, praticamente toda a população do bairro receberá a rede coletora e demais benefícios que estes investimentos trazem”, garante Cesar Filho.

Investimentos – A Sanepar já investiu, de 2011 a 2015, R$ 22,3 milhões em obras de interligações e construções de redes, modernização, melhoria e ampliação dos sistemas de captação, tratamento e distribuição de água no município de Guarapuava. No sistema de esgotamento sanitário, os valores são ainda mais significativos. Em pouco mais de quatro anos, a Companhia investiu R$ 47, 2 milhões em obras de ampliação, melhoria, implantação de redes, interceptores e estação elevatória de esgotamento sanitário na cidade. “Em nenhum momento da história tivemos um relacionamento tão produtivo e afinado entre Prefeitura e Sanepar e os resultados estão aí para comprovar isso”, destaca a deputada.

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.