22/08/2023


Geral Guarapuava

Obras no aeroporto de Guarapuava estão na fase de instalação do sistema de drenagem

imagem-146381

Da Redação, com assessoria

Guarapuava – Para receber os voos comercias da empresa Azul Linhas Aéreas, a Prefeitura de Guarapuava, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação e parceiros do setor privado estão adequando o Aeroporto Tancredo Thomas de Faria. Atualmente, a obra está na fase de instalação de todo o sistema de drenagem, principalmente da pista de decolagem.

"Tirar do papel uma importante e aclamada reivindicação da população guarapuavana foi um dos desafios da nossa gestão. A cada avanço na obra, mais perto estamos de realizar mais esse sonho. O funcionamento do aeroporto com os voos comerciais marca uma nova era para a cidade e região, nos aproximando de todo o resto do Brasil e do mundo", afirmou o prefeito Cesar silvestri Filho.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Sandro Abdanur, para que os voos comercias comecem em Guarapuava, o aeroporto precisa estar de acordo com as normas da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil). "Ampliação da pista de decolagem, novo terminal de passageiros e construção da Sessão Contra Incêndio estão sendo as obras primordiais para que o aeroporto possa receber esses voos", enfatizou Abdanur.

A obra, que também recebeu recursos de emendas parlamentares dos deputados da região, contará com um terminal de passageiros de 962 m², que incluiu salas de embarque e desembarque, banheiros, cantina, cozinha, box com aluguel de carros, sala de informações turísticas e espaço comercial. Além disso, o aeroporto terá um estacionamento com 75 vagas. "Temos equipes trabalhando tanto na área externa quanto na interna. Além da drenagem e terraplanagem, o terminal de passageiros está recebendo cerâmicas nos pisos e granitos para a instalação dos vidros e forro", esclareceu o engenheiro responsável pela obra do aeroporto, Halmult Goba Brandtner, informando que a próxima etapa será a colocação de todos os vidros do terminal e Sessão Contra Incêndio, além da pintura.

Empresas parceiras na obra do aeroporto: ACIG, Agrária, Celpac, Concretize, Construtora Sanches, Comtudo, Evotelha, Faculdade Campo Real, Faculdade Guairacá, Faculdade Guarapuava, Flabel, Glax Vidros, Grupo Superpão, Guara Container, Inarmento, Maryart, Metalkit, Repinho, Santa Maria, Tijolão, Vivix, D. Cortezia, Aerolago, ArcelorMittal, Repinho, Marmoraria Capixaba, Grupo Evidência, Vulcan, Alom Engenharia, Unifort, EuroLajes e Funilaria Albano. Outras estão em processo de negociação. Os empresários interessados em contribuir com as obras do aeroporto podem entra em contato com a Secretaria Desenvolvimento Econômico e Inovação, que fica no Paço Municipal, ou pelo telefone (42) 3621-3095.

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo