22/08/2023
Cotidiano Região Saúde

Observatório Social faz Prefeitura economizar R$ 152,4 mil em licitação de medicamentos

Produtos estavam sendo licitados com valores acima do mercado. Observatório pediu revisão durante pregão eletrônico

santa_na_cidade_irati

(Foto: Arquivo/RSN)

Uma economia de R$ 152.443,75 foi provocada pelo Observatório Social de Irati, na compra de medicamentos para a saúde pública municipal. Após observar que o pregão 2/2019 compraria medicamentos, na lista que estava sendo licitada continha itens com preços acima do praticado pelo mercado. Um ofício foi protocolado na Prefeitura, com os valores reais dos produtos, e pedindo que os valores apresentados pelas empresas concorrentes fossem corrigidos.

O pedido do Observatório foi acatado, mas como a compra dos medicamentos eram emergenciais, já que a farmácia municipal se encontrava com estoque baixo, o processo licitatório não pode ser parado para a correção dos preços. A alternativa encontrada pela equipe de licitação da Prefeitura foi usar as novas cotações realizadas pelo Observatório Social como critério para a aceitação das propostas de empresas participantes para os itens apontados. Sendo assim, os itens que apresentaram valores altos não foram aceitos e serão comprados em uma próxima licitação.

Segundo o Presidente do OSB – Irati, Leonel Leandro da Silva, o valor que foi economizado nesta compra poderá ser utilizado para outras aquisições no setor da saúde. “Destacamos a importância da parceria entre o OSB com o TCE, que vem fornecendo capacitações para que estes trabalhos sejam intensificados e mais efetivos. Uma destas capacitações foi o curso “Gestão e Aquisição de Medicamentos”, do qual um dos nossos voluntários participou e trouxe uma riquíssima gama de conhecimentos sobre o assunto. Ele repassou as informações para a equipe de Licitação e de Saúde do OSB – Irati, as quais contribuíram para que este trabalho acontecesse”.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.