22/08/2023



Política

Observatório Social pede cancelamento de edital com preços superfaturados

O prefeito Fernando Ribas Carli terá o prazo de 15 dias para cancelar um edital de pregão eletrônico (221/2012), no valor de R$ 503 mil, para a compra de material para a Secretaria Municipal de Educação e Cultural. O pedido de cancelamento foi protocolado pelo Observatório Social, entidade ligada à Associação Comercial e Empresarial de Guarapuava (ACIG) e que fiscaliza a aplicação do dinheiro público.

De acordo com Abel Olivo, que preside o Observatório Social em Guarapuava, a iniciativa aconteceu após estudos do edital e a comprovação de que houve superfaturamento nos valores e a não publicação em Diário Oficial. De acordo com Abel, inúmeros itens com valores superiores aos de mercado, como alfinetes, papéis variados e canetas e outros, todos em grande quantidade.
A consulta foi feita na Bolsa de Licitações e Leilões, atividade que o Observatório realiza diariamente.

Caso a Prefeitura não se pronuncie em 15 dias, o documento será enviado à Câmara Municipal para que os vereadores tomem as medidas cabíveis.
“Se for necessário, enviaremos o ofício ao Ministério Público, pois senem a Prefeitura ou a Câmara se pronunciarem dentro de 30 dias, o MP é o responsável pelo cancelamento da licitação”, assegura Abel.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo