As ocorrências envolvendo roubo, roubo agravado e roubo com lesão corporal grave aumentaram 2,9% em Guarapuava nos primeiros nove meses deste ano, em comparação com o mesmo período de 2018. A informação é do comandante da 1ª Companhia do 16º Batalhão de Polícia Militar, Capitão Leandro Warde Fonseca.
Conforme o comandante da 1ª Cia, foram 240 ocorrências dessa natureza entre janeiro e setembro de 2018, contra 247 no mesmo período de 2019.
“A Polícia Militar vem realizando operações e reforçando os patrulhamentos para coibir este e outros tipos de crime. Entretanto é preciso ressaltar à população que em situação de roubo, não é aconselhável reagir, pois isso pode acarretar risco a vida”.
De acordo com o comandante, em situações como essas, a vítima deve procurar a PM e registrar a ocorrência.
É de suma importância o registro de Boletim de Ocorrência para subsidiar informações ao setor de Planejamento da Polícia Militar. Assim, essas informações irão auxiliar na aplicação do policiamento em locais e horários com maior incidência de crimes. E com isso diminuir a criminalidade e trazer mais segurança a população.
FIM DO ANO
Quanto ao fim de ano, época em que geralmente há maior circulação de pessoas e dinheiro no comércio, a Polícia Militar informou que estão sendo planejadas ações para garantir a segurança e tranquilidade da população. “Essas ações serão no centro de Guarapuava e em áreas comerciais, mas também nos bairros”.
Entretanto sobre o efetivo, a PM ainda não divulgou de quanto será o aumento. “O setor de planejamento está analisando as possibilidades, e em breve teremos uma ordem de operações, com efetivo e data estipulados”.
Leia outras notícias no Portal RSN.