Da redação, com assessoria e foto de Nani Gois – editado por Cristina Esteche
O presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, deputado Valdir Rossoni (PSDB) se reuniu com os prefeitos Jacaré, de Quedas do Iguaçu, e José Nilson Zgoda, de Espigão Alto do Iguaçu, além de diretores e funcionários da Araupel e representantes da indústria e comércio da região. Rossoni disse que recebeu diversas manifestações de todo o estado condenando a ocupação da área por cerca de mil trabalhadores sem terra.
Rossoni condena a ocupação. “Todos torcemos para que elas [famílias] tenham um pedaço de terra, mas tem que ser em um lugar agricultável onde possam tirar o seu sustento, não numa área de reflorestamento”. De acordo com o deputado, é preciso encontrar outro local para assentar essas pessoas. “Aquela terra não tem um palmo para agricultura. Eles vão fazer o que lá?”
Para o presidente da Assembleia, a expectativa em relação à questão é que a lei seja cumprida e que o governo federal faça sua parte com a reforma agrária. “Ao longo do tempo o governo federal tem se mostrado incompetente em tudo, mas espero que nos surpreenda positivamente nesse momento.”
Depois da reunião na Assembleia, aconteceu outra no Palácio Iguaçu para tratar do problema. O secretário de Segurança Leon Grupenmacher e o comando da Polícia Militar informaram que há uma negociação em Brasília para transferir os sem terra para outro local e que isso será solucionado até a quarta-feira (23). Grupenmacher disse que a PM monitora o local e que ela vai agir, sempre dentro da lei, se o Incra (Instituto Nacional de Reforma Agrária) não decidir a questão.