A ocupação de leitos em Guarapuava chegou ao índice de 60% nessa quarta (21). Números bem diferentes de maio, quando o avanço da covid-19 no município, trouxe a preocupação de um colapso no sistema de saúde. Isso porque, por vários dias seguidos a ocupação dos leitos de UTI ficou em 100%.
De acordo com as informações da Secretaria de Saúde, 47 pessoas continuam internadas em Guarapuava. Dessas, 27 em leitos de UTI e outras 20 em leitos de enfermaria. Para se ter uma noção da redução atualmente, o índice de ocupação nos leitos de enfermaria é de 20%. Os números estão em queda desde o início deste mês.
Em 15 de junho, a ocupação se igualou aos números de janeiro, quando chegou a 73% de leitos ocupados. Entretanto, as medidas de segurança ainda seguem vigentes, e o munícipio se encontra em bandeira amarela. Isso significa que os cuidados se mantêm, com restrições de algumas atividades, isolamento social, uso de máscara e álcool gel. A manutenção desses números depende do comportamento da população e da consciência de cada um.
Assim, Guarapuava está há 19 dias em bandeira amarela. Além disso, há 13 dias os indicativos colocam Guarapuava com índice de 2 pontos na tabela. Ainda não há previsão de avanço para a bandeira verde, com menos restrições.
NO ESTADO
Ainda de acordo com a Secretaria de Saúde, pela primeira vez desde 15 de novembro, no feriado de Proclamação da República, a ocupação de leitos de UTI do SUS no Paraná fica abaixo de 70%. Nessa quarta (21), a ocupação está em 68%, contra 69% de oito meses atrás.
Desde então, a ocupação sempre ficou acima desse índice, mesmo com aumento de leitos, de 898 para 1.949 (crescimento de 117% no atendimento). Um dos fatores apontados como responsáveis pela diminuição dos novos casos e internamentos é a vacinação, que no Estado já chegou a 63% da população com a primeira dose e mais de 20% com as duas doses da vacina.
Leia outras notícias no Portal RSN.