A nova estrutura da rede municipal de saúde em Guarapuava, que inclui a chegada de sete médicos estrangeiros, vai proporcionar 900 consultas a mais por dia, representando um salto de cerca de 80% no atendimento. Hoje são realizadas entre 400 e 600 consultas diárias na rede composta por 31 unidades e dois centros de urgência e emergência que atende 24 horas por dia.
Com a chegada dos novos médicos sobe para 109 profissionais atuando na saúde pública, além de outras quatro especializadas. O atendimento será de oito horas por dia em todas as unidades de saúde.
De acordo com o diretor da Secretaria Municipal de Saúde, João Cato, nas unidades onde funcionavam os Centros Integrados de Atendimento, por terem maior demanda, há atendimento de médicos generalista, pediatras, ginecologistas, psicólogo,, nutricionista e fisioterapeuta. Também está sendo disponibilizado atendimento com um médico homeopata. Em unidades especializadas, como o SAE (Serviço de Atendimento Especializado) e Grupo de tabaco, por exemplo, há outras especialidades.